3 Passos para quem pretende investir em food truck

O food truck definitivamente conquistou o mercado nacional. Nos grandes centros urbanos, como em São Paulo, já existem mais de 400 food trucks em plena atividade.

Independente do truck escolhido, seja ele van ou kombi, o foco principal está na qualidade da comida que você irá oferecer a seus clientes

O food truck definitivamente conquistou o mercado nacional. Nos grandes centros urbanos, como em São Paulo, já existem mais de 400 food trucks em plena atividade. Isso prova que este é um modelo inovador de negócio, que avança por todo o país. Entretanto, para quem pretende investir em food truck, alguns passos são de suma importância para que o empreendimento prospere e traga retorno para o empreendedor.

Independente do truck escolhido, seja ele van ou Kombi, o foco principal está na qualidade da comida que você irá oferecer a seus clientes. Portanto, concentre-se nisso. Montar um food truck é muito mais do que vender a tradicional comida de rua. É oferecer aos clientes um cardápio rico e sofisticado, com os mais deliciosos pratos da cozinha internacional.

1º Passo: Consulte a legislação

O primeiro passo a seguir é consultar a legislação local. Em São Paulo, por exemplo, esse modelo de negócio foi regulamentado pela lei municipal. Mas e em sua cidade? Ele é permitido?

Por isso, vá até a prefeitura e verifique a possibilidade de montar um food truck em sua cidade. Se não houver legislação específica, converse com as pessoas certas. Muitos lugares não se opõem a esse tipo de comércio. Portanto, vá em frente!

2º Passo: Escolha do cardápio

O próximo passo para montar um food truck é escolher o cardápio. O que será servido a seus clientes é o que irá determinar o sucesso do seu negócio. Você precisa montar um cardápio atrativo, mas que não aumente os seus custos. Da mesma forma, leve em consideração o tamanho da cozinha do truck. O espaço é limitado! Por isso, simplifique tudo.

Comida italiana (massas diversas) e comida Tex-mex (tacos e burritos) são uma excelente opção. Muitos dos ingredientes já estão pré-prontos e a finalização dos pratos é bem simples. Além disso, embora sofisticados, esses pratos são rápidos. Afinal o cliente tem pressa!

3º Passo: Monte a estrutura

O passo seguinte é montar a estrutura da sua pequena empresa móvel. Primeiramente, você deve investir em um truck, ou seja, em um veículo móvel (caminhonete ou van). Depois, deve investir em equipamentos para a sua cozinha.

Enfim, o tipo da estrutura escolhida é que irá determinar o montante final do investimento. Inicialmente você poderá comprar um veículo usado, contanto que esteja em bom estado. Peça a ajuda de um mecânico de sua confiança para avaliá-lo. Essa medida poderá reduzir seus custos iniciais.

Quanto à cozinha, você deverá adotar todos os parâmetros exigidos para preparação e comercialização de alimentos. Tudo deve estar de acordo com as exigências da ANVISA e da prefeitura de sua cidade.

Por Andréa Oliveira.

Fonte: Empreendedores Web.

 

Andréa Oliveira 09-07-2015 Artigos

Deixe um Comentário

Comentários

Barbara Farias

29-03-2016

Boa tarde, estou vendendo o meu Food Truck. Caso tenham interesse 41 9717-5963 ( WhatsApp), esta completo pronto para trabalhar, posso vender ele com ou sem marca dependendo da negociação.