Como formar um time de TI show

Cabe ao gestor de TI formar uma ótima equipe para potencializar os resultados dentro de uma corporação.

Cabe ao gestor de TI formar um time de TI show para potencializar os resultados dentro de uma corporação

Em uma empresa, os profissionais encarregados da infraestrutura tecnológica, dos softwares e do banco de dados da corporação são classificados como especialistas em TI – Tecnologia de Informação. Compondo essa equipe estão os analistas de suporte técnico, administradores de redes, programadores, desenvolvedores, administradores de banco de dados (conhecidos como ADBs), bem como os especialistas em servidores.

Além de fornecer suporte técnico, administrar redes e dados, desenvolver softwares e programar sistemas de informação, o time de TI desenvolve aplicativos móveis, implanta sistemas de segurança de dados, faz manutenção em equipamentos de informática, além de uma infinidade de funções.

Mas para alcançar bons resultados na empresa, a equipe deve ser sólida e dominar suas competências com maestria. Afinal esta é uma das carreiras mais promissoras do momento. A média salarial pode variar de R$ 3 mil a R$ 12 mil, ou ainda ultrapassar este valor (quando gestor de TI).

Cabe ao gestor de TI formar uma ótima equipe para potencializar os resultados dentro de uma corporação. Entretanto, para isso, ele deve entender cada papel exercido pelos integrantes do grupo e aproveitar o que há de melhor em cada um deles.

Para identificar os papéis em um time de TI, basta fazer um inventário dos membros da equipe. Quanto mais diversificados forem os papéis, melhores os resultados gerados pelo time.

Tipos de papéis do time de TI:

  • Shaper: Sabe gerenciar conflitos, impulsiona o time para frente e mostra resultados;
  • Specialist: Possui muito conhecimento técnico e é especialista no que faz;
  • Plant: Gosta de inovar, possui criatividade e sabe resolver problemas complexos;
  • Team worker: Possui espírito de equipe e tem bom relacionamento interpessoal;
  • Monitor evaluator: Possui visão global, é estratégico e crítico;
  • Completer finisher: É detalhista, sabe detectar potenciais problemas e riscos;
  • Coodinator: Expõe objetivos, formula discussões e dá unidade ao time;
  • Implementer: É prático e hábil para transformar ideias em planos e ações;
  • Resource investigator: Possui diplomacia, busca novas ideias e sabe improvisar.

Enfim, a diversidade e o compartilhamento de papéis em uma equipe, onde cada indivíduo entende o seu papel e sabe aceitar o do outro, certamente formarão um time de TI show.

Por Andréa Oliveira.

Fontes: Olhar Digital e Administradores.

 

Andréa Oliveira 17-10-2015 Artigos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.