Você é ansioso (a)? Saiba como lidar com isso

Quando ansiosos ao extremo, entramos em um estado de descontrole físico e emocional, que prejudica nossa vida pessoal e profissional.

Quando ansiosos ao extremo, entramos em um estado de descontrole físico e emocional, que prejudica nossa vida pessoal e profissional


Quem nunca ficou inquieto em reuniões demoradas ou em filas de banco? Quem nunca realizou inúmeras tarefas de uma só vez e tudo saiu errado? Quem nunca teve insônia ao pensar nos afazeres do outro dia? Muitos de nós, não é mesmo? Estes podem ser sérios indícios de que você não está bem, pois indicam que o organismo está em alto grau de ansiedade. E claro, isso se deve às inúmeras preocupações com o futuro, mas também ao uso exagerado da tecnologia – redes de relacionamento.  

Como resultado, entramos em um estado de descontrole físico e emocional. Físico, porque a ansiedade pode causar enxaqueca, insônia, distúrbios na alimentação, fadiga, tensão muscular, além de outros males. Emocional, pois perdemos nossa capacidade de raciocínio, ficamos irritados com qualquer coisa e, muitas vezes, agimos por impulso inadvertidamente (e nos arrependemos).

Veja os sinais de que a ansiedade passou dos limites:

->Síndrome do pânico, fobias e inibições;
->Agitação psicomotora e tendência depressiva;
->Taquicardia, dores no peito, falta de ar;
->Alergias, psoríase e outros males mais graves.

O importante é manter o equilíbrio sempre. Para isso, comece a fazer exercícios de respiração e meditação durante as crises de ansiedade, além de exercícios físicos, como andar de bicicleta, praticar lutas marciais, fazer ioga, tudo aquilo que o (a) faça relaxar. Adote uma alimentação balanceada (coma alface, espinafre, peixes, maracujá, laranja, aveia), evite cigarros e bebida alcoólica em excesso. Leve uma vida mais saudável e tranquila. Reserve um momento de lazer, nem que seja um dia inteiro vendo TV.

Além disso, para não perder o controle da situação, aprenda a lidar com a ansiedade com algumas dicas incríveis – que aumentam sua autoconfiança e segurança no que ainda está por vir! Vamos a elas?

Priorize suas atividades, seja em casa ou no trabalho

Não queira fazer tudo ao mesmo tempo! Isso nunca dá certo! Para organizar melhor suas atividades e gerenciar melhor o seu tempo, faça um bom planejamento, listando cada atividade com grau hierárquico – começando com as mais importantes até finalizar com as menos urgentes. Delimite um espaço de tempo para cada uma delas.

Siga criteriosamente o planejamento, sem perder o foco

Não deixe de finalizar cada atividade; para isso, siga criteriosamente o planejamento, sem perder o foco. Você pode dividir as atividades em etapas, com curtos espaços de tempo e prazo para a finalização. Lembre-se também de se recompensar ao término de cada etapa – leia um bom livro, assista a um bom filme, tome uma boa taça de vinho. Nada melhor do que a sensação de dever cumprido!

Por Andréa Oliveira.

Fonte: Administradores.

Andréa Oliveira 02-06-2016 Artigos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.