Como evitar desperdícios na empresa

Os desperdícios abrangem diversos setores do mercado - como o de automóveis, agronegócios, serviços, indústria e comércio.

Os desperdícios abrangem diversos setores do mercado - como o de automóveis, agronegócios, serviços, indústria e comércio


Para que a empresa prospere e se torne competitiva no mercado, os custos e as despesas devem ser menores em relação ao faturamento. Para isso, é preciso coordenar melhor o fluxo de matérias-primas, insumos e estoque, por exemplo. Com isso, evitam-se desperdícios na empresa. Segundo Guilherme Afif Domingos, presidente do Sebrae, os desperdícios levam a gastos e ao mal gerenciamento do tempo, bem como à desvalorização do que está sendo produzido.

Os desperdícios abrangem diversos setores do mercado - como o de automóveis, agronegócios, serviços, indústria e comércio. Mas como evitá-los?

Adote o estoque mínimo

A ordem do momento é manter o estoque mínimo. Portanto, devem ser evitadas compras e produção exageradas, além da capacidade de vendas. Quando o estoque é volumoso, os produtos perdem o valor - ou por exceder a validade ou por ser armazenado incorretamente. Além disso, estoques maiores requerem espaços maiores, assim como sobrecarga da gestão. Sem falar que produtos parados são sinônimo de dinheiro parado. Por isso, faça um bom planejamento das compras e da produção para que tudo ocorra conforme a demanda.  

Mantenha a organização

A organização do ambiente profissional evita o retrabalho. Quando tudo está em seu devido lugar, os funcionários realizam as atividades com mais rapidez, eficiência e fluidez. Por outro lado, locais desorganizados prejudicam a performance profissional. Um colaborador que leva horas procurando um produto no estoque, por exemplo, atrasa todo o fluxo de trabalho da empresa. É importante lembrar que tempo é dinheiro!

Diga não à superprodução

Produção além da demanda é o maior vilão do desperdício. Toda empresa que produz mais do que vende joga dinheiro fora. Com isso, tempo e recursos são utilizados de forma desnecessária, além de aumentar o volume do estoque e movimentar ativos. Para evitar que isso ocorra, reduza a capacidade de equipamentos ou diminua o quadro de funcionários.  Diga não à superprodução!

Fique atento ao transporte

Aquilo que é transportado sem necessidade ou de forma inadequada gera desperdício e aumenta os gastos da empresa. Durante o transporte de insumos, equipamentos ou produtos, podem haver perdas e injúrias na carga, o que gera prejuízos e elevam os custos. Portanto, organize e planeje o transporte para evitar movimentação de itens indevidamente. Produtos entregues em local errado, envio de equipamentos no momento inoportuno, trajetos mal planejados, tudo isso é dispendioso.

Fonte: Administradores.

Andréa Oliveira 22-12-2016 Artigos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.