Como posso promover minha empresa? Essa, sem dúvida, é uma pergunta que todo empresário, quer grande quer pequeno, deve se preocupar. Há vários meios de promover uma empresa: alguns acreditam que o boca a boca seja o melhor outros acham ser os panfletos, jornais, revistas, rádios, televisão, etc. Enfim, a lista é grande.
Mas, na realidade, qual desses meios é mais eficaz? Especialmente se a empresa não estiver em condições de promover em todos esses meios?
Antes de responder a essas perguntas precisamos determinar primeiramente os seguintes itens?
Agora fica mais fácil escolher a maneira de promover uma empresa, e o mais importante, eficaz e com bons resultados! Porém, lembre-se, respostas rápidas não são suficientes; são necessários fatos, documentação, análise e outros elementos adicionais.
Muito bem! Agora que você já sabe seu orçamento de publicidade e quais serão seus objetivos e sua clientela poderá agora estabelecer um PLANO RÁPIDO DE MARKETING ESTRATÉGICO.
CURIOSIDADE: Atualmente, no Japão, existe uma imensa variedade de como se promover uma empresa. De acordo o CIEBRA (Centro de Informação aos Empresários Brasileiros no Japão) existe: jornais, rádios e mais de 30 revistas circulando, sem falar nos sites.
Por final, não esqueça de avaliar os resultados. De que forma poderá fazer isso?
É verdade que uma publicidade não avaliada poderá trazer-lhe alguns benefícios imediatos, mas se puder aprender das experiências de publicidade e promoção poderá ter ainda um resultado maior. Veja alguns modos de testar vários elementos de sua publicidade. E pode confiar, pois foram bem testados.
a) Ofereça cupons promocionais
b) venda de certos produtos
c) esteja atento e siga as pistas das informações
d) qual a opinião dos funcionários da sua empresa?
Foram utilizados cupons promocionais? Quantos? E o que dizer do produto colocado a venda? Receberam mais ligações depois da promoção da empresa? Eram realmente devido ao anúncio? Como se expressaram os funcionários? Falaram francamente ou concordaram por causa do chefe?
Bem, essa análise parece ser um desperdício, mas as empresas que realmente as fizeram perceberam que puderam escolher os melhores meios de promover sua empresa, assim evitando custos desnecessários e, o que é mais importante: tendo bons resultados!
Kotaro Tsuji trabalha com consultoria e gestão de empresas no Japão, é autor do livro Negócio Próprio no Japão e do Guia do dekassegui vol. II SEBRAE.