Como posso promover minha empresa?

Como posso promover minha empresa? Essa, sem dúvida, é uma pergunta que todo empresário, quer grande quer pequeno, deve se preocupar. Há vários meios

Como posso promover minha empresa? Essa, sem dúvida, é uma pergunta que todo empresário, quer grande quer pequeno, deve se preocupar. Há vários meios de promover uma empresa: alguns acreditam que o boca a boca seja o melhor outros acham ser os panfletos, jornais, revistas, rádios, televisão, etc. Enfim, a lista é grande.

Mas, na realidade, qual desses meios é mais eficaz? Especialmente se a empresa não estiver em condições de promover em todos esses meios?

Antes de responder a essas perguntas precisamos determinar primeiramente os seguintes itens?

  1. qual é o seu negócio?
  2. o que deseja alcançar através da publicidade?
  3. quem são os seus clientes?
  4. como está o seu orçamento?
  5. qual o tempo de retorno – curto ou em longo prazo?

Agora fica mais fácil escolher a maneira de promover uma empresa, e o mais importante, eficaz e com bons resultados! Porém, lembre-se, respostas rápidas não são suficientes; são necessários fatos, documentação, análise e outros elementos adicionais.
Muito bem! Agora que você já sabe seu orçamento de publicidade e quais serão seus objetivos e sua clientela poderá agora estabelecer um PLANO RÁPIDO DE MARKETING ESTRATÉGICO.

  1. Reúna informações e recursos: será que você tem informações que realmente chamem a atenção do público alvo? Um pequeno esboço de várias opções e prioridades pode ser bastante útil, alguns anúncios parecem ser eficazes, mas no fundo não são tão atrativos: “nossa empresa está a mais de 30 anos prestando serviços valiosos a você, caro cliente, voe conosco nossos preços são imbatíveis e sinta-se seguro, a cada 1000 vôos apenas 1 cai. Teria coragem de voar com essa agência?
  2. Selecione em que meio promover: não basta apenas colocar um anúncio e está tudo resolvido. Para se ter real efeito poderá fazer as seguintes perguntas: - Atingirá meus clientes como um todo? – Que tipo de abordagem seria mais eficiente: criatividade, humor, abordagem direta? – Onde será apresentado? Qual será o tamanho do anúncio e sua freqüência?
  3. Defina seus objetivos: em alguns casos é necessário mais do que aparecer uma vez e sumir do mapa. Precisará realmente persistir em prover sua empresa. Há comentários, de que se uma empresa aparece hoje some amanhã é sinal de que não está bem preparada para atingir um público alvo maior. Sendo assim, lembre-se que para promover sua empresa precisará persistir.

CURIOSIDADE: Atualmente, no Japão, existe uma imensa variedade de como se promover uma empresa. De acordo o CIEBRA (Centro de Informação aos Empresários Brasileiros no Japão) existe: jornais, rádios e mais de 30 revistas circulando, sem falar nos sites.

Por final, não esqueça de avaliar os resultados. De que forma poderá fazer isso?
É verdade que uma publicidade não avaliada poderá trazer-lhe alguns benefícios imediatos, mas se puder aprender das experiências de publicidade e promoção poderá ter ainda um resultado maior. Veja alguns modos de testar vários elementos de sua publicidade. E pode confiar, pois foram bem testados.

a) Ofereça cupons promocionais
b) venda de certos produtos
c) esteja atento e siga as pistas das informações
d) qual a opinião dos funcionários da sua empresa?

Foram utilizados cupons promocionais? Quantos? E o que dizer do produto colocado a venda? Receberam mais ligações depois da promoção da empresa? Eram realmente devido ao anúncio? Como se expressaram os funcionários? Falaram francamente ou concordaram por causa do chefe?

Bem, essa análise parece ser um desperdício, mas as empresas que realmente as fizeram perceberam que puderam escolher os melhores meios de promover sua empresa, assim evitando custos desnecessários e, o que é mais importante: tendo bons resultados!

Kotaro Tsuji trabalha com consultoria e gestão de empresas no Japão, é autor do livro Negócio Próprio no Japão e do Guia do dekassegui vol. II SEBRAE.

Emprego e Renda 23-12-2011 Artigos

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