Plano de estruturação de uma empresa

Ao iniciar um negócio próprio, a vontade de fazer dar certo é muito grande, vemos empreendedores trabalhando dia e noite, horas a fio. No entanto,

Ao iniciar um negócio próprio, a vontade de fazer dar certo é muito grande, vemos empreendedores trabalhando dia e noite, horas a fio. No entanto, muitos acabam se sentindo esgotado de tanto esforço e nada. É como se sempre estivesse remando contra a maré.

Aquele negócio que tinha certeza que iria dar certo parece agora meio duvidoso, os cálculos feitos de lucros e estabilidade não estão sendo alcançados. O que fazer se estiver passando por situações como essa? É verdade que vários fatores podem ser a causa de uma empresa não estar indo bem. No entanto, de modo específico e analisando o caso dos negócios montados no Japão, pelos brasileiros, parecem ser apenas um, a falta de estruturação!

Tudo na vida, quando cuidado com respeito e real atenção, tende a crescer. Por isso, amigo empreendedor, pergunte-se, estou tratando minha empresa com cuidado e respeito?

Dou a devida atenção a três fatores importantíssimo da empresa. A saber: capacidade administrativa, capacidade técnica e capacidade financeira?

Temos observado que muitos empreendedores estão tão preocupados que sua empresa gere lucro, que estão esquecendo de que para isso é necessário de estrutura.

Então como montar um plano de estruturação na sua empresa? Bem, nem sempre é fácil fazer algo que não se está acostumado ou nem se sabe fazer direito. Por isso, o primeiro passo, é reconhecer a necessidade de mudar! Saia dessa vida vegetativa faça de sua empresa uma verdadeira empresa! Trate-a com respeito e cuidado.

Abaixo, segue um modelo básico de como fazer uma plano de estruturação em uma empresa, por menor que seja. Acredite a estruturação é o primeiro passo para o sucesso empresarial.

Veja alguns benefícios de se fazer a estruturação de sua empresa, ou seja, o tripé do sucesso que são as três capacidades – administrativa, técnica e financeira.

  1. Uma empresa bem estruturada tem a capacidade de corresponder mais do que se espera dela, ou seja, gerará lucro e estabilizar-se-á no mercado, por mais competitivo que seja.
  2. Terá mais chances de atender às necessidades dos clientes que cada vez mais exigentes estão se tornando. Além do que, com um excelente atendimento poderá ter, não apenas clientes, mas transformá-los em fãs.
  3. Empresa estruturada tem crédito no mercado, a qualquer hora, e isso faz a diferença na disputa de novos nichos de mercado.
  4. Satisfação pessoal e familiar de ter uma empresa que realmente esteja indo bem. Isso torna agradável saber que seus esforços, dos familiares e funcionários não foram em vão.

Enfim, a lista de benefícios é grande. Então, será que não vale a pena? Claro que sim! Então vamos lá!

Kotaro Tsuji trabalha com consultoria e gestão de empresas no Japão, é autor do livro Negócio Próprio no Japão e do Guia do dekassegui vol. II SEBRAE.

Emprego e Renda 23-12-2011 Artigos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.