Ter o conhecimento de mercado, saber avaliar os riscos, detectar as possíveis falhas durante todas as etapas de implantação e funcionamento desse empreendimento determinam o sucesso ou o fracasso do negócio.
Para se montar qualquer negócio, é preciso conhecer muito bem o funcionamento do mercado no qual se deseja atuar. Isso é primordial para a empresa alcançar os seus objetivos de prestar um bom serviço e obter lucro.
Muitos começam seu negócio porque sabem fazer bem feito, conhecem as técnicas, mas não sabem vender e atender bem o cliente. A escolha do que vender, para quem, onde e como, é a descisão mais importante e de maior impacto nos resultados do empreendimento.
E você só vai saber responder a isso se conhecer bem o mercado.
É preciso conhecer bem o público-alvo. Isso significa conhecer bem as pessoas que você quer atender no seu empreendimento e o comportamento de compra delas.
Conhecer as necessidades e os desejos que os clientes buscam suprir através de seus serviços. Isso significa saber de antemão o que os clientes desejam para você estar à frente deles e surpreendê-los.
O mercado é simbolicamente conceituado como o local onde a empresa oferece seus produtos e serviços, em troca do lucro. É formado por clientes, fornecedores e concorrentes, que são os seus principais agentes.
Quando se diz conhecer bem o mercado, significa:
a) Conhecer muito bem o seu público-alvo, ou seja, os seus futuros clientes;
b) Conhecer muito bem a sua concorrência e como ela atua;
c) Conhecer muito bem os fornecedores dos produtos a serem comprados.
Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT? Assista ao vídeo!
Conheça os Cursos CPT da Área Salão de Beleza.
Por Daniela Guimarães.