Saiba lidar com 10 tipos diferentes de cliente no momento da venda

É importante que, logo de início, o vendedor já identifique o tipo de cliente com o qual irá tratar Ladmir Carvalho, diretor executivo da Alterdata

É importante que, logo de início, o vendedor já identifique o tipo de cliente com o qual irá tratar

Ladmir Carvalho, diretor executivo da Alterdata Software, dá dicas de como identificar o perfil de cada cliente e se dar bem nas negociações, levando em conta as diferenças entre eles e se comportando de acordo com cada situação.Confira:

Simpático
Chega e já se sente tranquilo, deixando o ambiente descontraído. Costuma dar a falsa impressão de que certamente comprará o produto ou serviço. No entanto, não iluda-se em achar, antes da hora, que a venda já está concretizada. Continue sendo cuidadoso, não se disperse e sempre seja simpático e educado, no entanto, sem confundir simpatia com intimidade.

Impulsivo
Tem comportamento imprevisível, costuma interromper o vendedor, o que o deixa um pouco atordoado com tantas pausas nas apresentações. Com esse tipo, é preciso ser ágil e flexível, passando as informações de maneira objetiva e pontual.

Cético
É extremamente desconfiado. Nesse caso, você deve provar o valor daquilo que está oferecendo. Não afirme algo que não consiga provar como, por exemplo, afirmar que um produto tem uma determinada característica especial, sem que você possa provar isso. Depoimentos de outros clientes podem ser um bom recurso para quebrar a desconfiança. Estatísticas que comprovem o sucesso do produto ou serviço também são de grande utilidade.

Metódico
Trata-se de um tipo de cliente muito detalhista. Para agradá-lo, é preciso estar munido de informações sobre o serviço ou produto vendido. Deve ser identificado pelo vendedor, logo no início, para que ele seja devidamente atendido. Com muita cautela e paciência, é possível chegar ao objetivo.

Indeciso
É um cliente inseguro, que tem dificuldades em tomar decisões sozinho. Com ele, o vendedor deve se impor, sendo um pouco mais agressivo na venda, no entanto, sem ser inconveniente ou invasivo. No fim, deixe claro para o cliente que ele fez “ um grande negócio”, deixando-o satisfeito.

Indiferente
Tipo de cliente que não demonstra emoções no momento da negociação. Costuma ser fechado e aparentemente antipático. É preciso que, por meio de perguntas, você extraia informações sobre ele que contribuam com a transação. Você deve tirá-lo da zona de conforto, não aceitando a indiferença.

Protelador
Gosta de deixar tudo para depois. Você deve convencê-lo que adiar o negócio pode lhe causar alguma perda, alguma desvantagem. Deixe claro que, com a demora, podem haver possíveis alterações como no preço, na entrega, entre outros.

Exigente
Costuma ser prepotente e questionador. Vai tentar, ao máximo, tirar vantagem na compra. Para se sair bem com esse tipo, é preciso ter comportamento mais passivo, usar o ego dele a seu favor e, a todo momento, expor que seu produto ou serviço tornará a empresa dele ainda melhor.

Prático
Gosta de objetividade. Procura respostas claras e conclusivas. Cabe ao vendedor, atendê-lo com pontualidade, dando respostas diretas, que passem confiança e credibilidade ao cliente.

Vendedor
Esse conhece muito bem o momento da transação. Não adianta tentar persuadi-lo. Dessa forma, é preciso ter um comportamento muito profissional, respeitando-o, ao máximo, para conquistar sua confiança.

Fonte:PEGN

 

 

Victor Monteiro 24-09-2012 Notícias

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