Pesquise o mercado para saber se sua ideia de negócio tem potencial

Especialista aponta perguntas que devem ser feitas para saber se realmente vale a pena apostar na ideia Muitos pensam que o segredo do sucesso dos

Especialista aponta perguntas que devem ser feitas para saber se realmente vale a pena apostar na ideia

Muitos pensam que o segredo do sucesso dos empresários advém de uma ideia sensacional que, até então, ninguém havia pensado e, por essa razão, irão conseguir desenvolver uma empresa bem-sucedida. Mas esse pensamento, de fato, é procedente?

Realmente existem aqueles empreendedores inovadores, que mudam os mercados e até criam nichos que antes não haviam sido identificados pela maioria. No entanto, estes estão em um grupo seleto.

Atualmente, inovação é o assunto que mais tem sido falado no mundo do empreendedorismo. Por meio dela, é possível diferenciar-se da concorrência, o que aumenta as chances de realizar feitos de sucesso.

Mas como podemos saber se uma ideia, que na teoria é inovadora, de fato, daria certo na prática a ponto de tornar-se um negócio? Essa é a dúvida de muitos empreendedores que estão começando, afinal, é quase impossível saber se essa criação de negócio dará retorno certo.

Recomenda-se que os pretendentes a desenvolver novas ideias busquem avaliá-las por meio de análises de mercado e da observação local sobre onde se deseja atuar, de modo a terem uma noção mais fiel de que a ideia, realmente, tem potencial de sucesso.

Transformar uma ideia em uma oportunidade é o desafio dos empreendedores. O especialista em empreendedorismo, José Dornelas, trouxe algumas perguntas que devemos fazer antes de nos aventurarmos a colocar na prática ideias novas:

1) Minha ideia é atrativa o suficiente para que uma pessoa compre um produto ou serviço decorrente do que pensei?

2) Porque essa pessoa compraria esse produto ou serviço? Quanto estaria disposta a pagar?

3) Quais outras empresas já fazem algo parecido e como o mercado está estruturado? Qual o tamanho do mercado que quero atender (número de pessoas, volume de dinheiro que movimenta, entre outros)?

Para responder essas perguntas, você precisará se embasar em muitas pesquisas, conversar com diferentes tipos de pessoas, estas potencias clientes. Além disso, você deve estudar os concorrentes e realizar uma pesquisa de mercado coerente e bem estruturada.

Caso prefira, você pode contratar uma empresa e terceirizar o serviço. A desvantagem, nesse caso, seria o custo. Você também pode buscar conhecimento desse tipo em cursos, livros e na internet.

Há várias ferramentas e sites, que disponibilizam instrumentos de pesquisa online, a preços acessíveis. O importante é tentar saber se sua ideia vale um negócio antes de criar a empresa. Com isso, você mensura melhor o risco e o potencial retorno de sua criatividade empreendedora.

Fonte: UOL

Victor Monteiro 01-10-2012 Notícias

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