Evite erros comuns e tenha sucesso ao transformar sua empresa em uma franquia

Especialista aponta cinco falhas que comprometem o êxito de companhias  A expansão de um negócio por meio de franquias é uma alternativa que

Especialista aponta cinco falhas que comprometem o êxito de companhias 

A expansão de um negócio por meio de franquias é uma alternativa que pode ser muito boa, mas essa possibilidade deve ser estudada com muita atenção antes de ser colocada em prática.

Ao disponibilizar a abertura de novas unidades da sua empresa, você dá margem ao crescimento desta. É uma forma de crescer seu negócio, de uma maneira rápida, propiciando um retorno considerável em um curto espaço de tempo.

No entanto, para que essa estratégia tenha sucesso, é preciso ter atenção em alguns pontos cruciais. Filomena Garcia, sócia da Franchise Store, aponta quais são os erros mais comuns na hora de abrir uma franquia. Ela também explica o que fazer para evitá-los:

Falha no planejamento

Para obter êxito na expansão por franquias é essencial que seja feito um planejamento adequado. A empresa deve ter em mente que é necessário estipular metas e objetivos possíveis e coerentes com o potencial da empresa. “ O franqueador precisa ter claro quantas unidades pretende abrir, em quais cidades e em quanto tempo”, afirma Filomena. Embora pareça óbvio, muitos ou esquecem ou não dão a atenção devida a essa parte do plano.

Decisão precipitada

Outro erro comum dos empresários é a precipitação em tornar sua empresa uma franquia. Quando algumas pessoas demonstram interesse em representar sua marca e abrir uma franquia do seu negócio, muitos gestores ficam empolgados e acabam permitindo que isso ocorra, sem que uma boa estrutura seja montada. Dessa forma, há uma boa chance do negócio não apresentar sucesso, podendo até prejudicar, de maneira precoce, a marca da empresa. “Muitos proprietários ficam com medo de perder a oportunidade e acabam se precipitando. É melhor pedir que eles aguardem até que o modelo esteja bem definido”, recomenda a consultora.

Escolha do franqueado errado

É preciso ter uma noção do perfil do franqueado que se deseja encontrar. Devem ser estabelecidos critérios que apontam para uma boa escolha. De forma alguma, o franqueador deve escolher aleatoriamente o seu franqueado, levando em conta somente a “vontade” do candidato. A escolha da pessoa que será responsável pela expansão da sua marca deve ser feita com muita inteligência e cautela. Filomena afirma que: “às vezes, a empresa até faz o estudo do perfil, mas abre mão dele para ter um crescimento mais rápido. No fim, o resultado será ruim e será necessário fazer mudanças.”

Erro no suporte ao franqueado

É necessário que o suporte dado pelo franqueador ao franqueado seja eficiente em todas as áreas do negócio.“O franqueador tem que estar presente e apoiá-lo o tempo todo, com treinamentos e visitas”, ressalta. “A estrutura de suporte tem que crescer no mesmo ritmo que a rede”, completa. Uma boa assessoria permitirá que o franqueado tome as decisões corretas no sentido de valorizar a marca e desenvolver a franquia.

Comunicação ineficiente

O diálogo com os franqueados deve ser claro e eficiente. Uma comunicação falha pode acarretar em uma divergência de objetivos. “Usar o fundo de publicidade da rede e não prestar contas, por exemplo, pode trazer sérios problemas para os proprietários da marca”, diz a consultora. Além disso, os canais de comunicação devem ser rápidos e diretos para que os envolvidos no negócio estejam sempre interagindo e otimizando o funcionamento e os ganhos da nova unidade.

Fonte: PEGN

Victor Monteiro 03-10-2012 Notícias

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