A expansão de um negócio por meio de franquias é uma alternativa que pode ser muito boa, mas essa possibilidade deve ser estudada com muita atenção antes de ser colocada em prática.
Ao disponibilizar a abertura de novas unidades da sua empresa, você dá margem ao crescimento desta. É uma forma de crescer seu negócio, de uma maneira rápida, propiciando um retorno considerável em um curto espaço de tempo.
No entanto, para que essa estratégia tenha sucesso, é preciso ter atenção em alguns pontos cruciais. Filomena Garcia, sócia da Franchise Store, aponta quais são os erros mais comuns na hora de abrir uma franquia. Ela também explica o que fazer para evitá-los:
Falha no planejamento
Para obter êxito na expansão por franquias é essencial que seja feito um planejamento adequado. A empresa deve ter em mente que é necessário estipular metas e objetivos possíveis e coerentes com o potencial da empresa. O franqueador precisa ter claro quantas unidades pretende abrir, em quais cidades e em quanto tempo, afirma Filomena. Embora pareça óbvio, muitos ou esquecem ou não dão a atenção devida a essa parte do plano.
Decisão precipitada
Outro erro comum dos empresários é a precipitação em tornar sua empresa uma franquia. Quando algumas pessoas demonstram interesse em representar sua marca e abrir uma franquia do seu negócio, muitos gestores ficam empolgados e acabam permitindo que isso ocorra, sem que uma boa estrutura seja montada. Dessa forma, há uma boa chance do negócio não apresentar sucesso, podendo até prejudicar, de maneira precoce, a marca da empresa. Muitos proprietários ficam com medo de perder a oportunidade e acabam se precipitando. É melhor pedir que eles aguardem até que o modelo esteja bem definido, recomenda a consultora.
Escolha do franqueado errado
É preciso ter uma noção do perfil do franqueado que se deseja encontrar. Devem ser estabelecidos critérios que apontam para uma boa escolha. De forma alguma, o franqueador deve escolher aleatoriamente o seu franqueado, levando em conta somente a vontade do candidato. A escolha da pessoa que será responsável pela expansão da sua marca deve ser feita com muita inteligência e cautela. Filomena afirma que: às vezes, a empresa até faz o estudo do perfil, mas abre mão dele para ter um crescimento mais rápido. No fim, o resultado será ruim e será necessário fazer mudanças.
Erro no suporte ao franqueado
É necessário que o suporte dado pelo franqueador ao franqueado seja eficiente em todas as áreas do negócio.O franqueador tem que estar presente e apoiá-lo o tempo todo, com treinamentos e visitas, ressalta. A estrutura de suporte tem que crescer no mesmo ritmo que a rede, completa. Uma boa assessoria permitirá que o franqueado tome as decisões corretas no sentido de valorizar a marca e desenvolver a franquia.
Comunicação ineficiente
O diálogo com os franqueados deve ser claro e eficiente. Uma comunicação falha pode acarretar em uma divergência de objetivos. Usar o fundo de publicidade da rede e não prestar contas, por exemplo, pode trazer sérios problemas para os proprietários da marca, diz a consultora. Além disso, os canais de comunicação devem ser rápidos e diretos para que os envolvidos no negócio estejam sempre interagindo e otimizando o funcionamento e os ganhos da nova unidade.
Fonte: PEGN