Conheça cinco falhas comuns cometidas pelos profissionais recém-contratados e saiba evitá-las

Especialistas afirmam que erros desse caráter comprometem tanto a eficiência da empresa, quanto a auto-estima do funcionário Os primeiros meses do

Especialistas afirmam que erros desse caráter comprometem tanto a eficiência da empresa, quanto a auto-estima do funcionário

Os primeiros meses do profissional na empresa são determinantes para o seu futuro dentro da organização. Trata-se do período em que ele será constantemente observado e avaliado. Como ele acabara de chegar, terá que provar o seu valor, e inevitavelmente, passará pelo julgamento do chefe e dos demais companheiros de trabalho. Será avaliado se, de fato, o recém-contratado tem condições para exercer com qualidade a função para o qual foi admitido.

Segundo a especialista Andrea Bavier, consultora de recursos humanos da Luandre, todos os holofotes estão direcionados para o novo colaborador. “A chefia é a responsável pela avaliação, mas a equipe também participa mesmo que seja de maneira informal”, completa a especialista.

Andrea apontou os cinco erros mais comuns cometidos pelos recém-admitidos que prejudicam sua avaliação e coloca em risco o seu futuro na nova empresa.

Desinteresse

Um dos erros cometidos pelos recém contratados é não demonstrar interesse na realização das tarefas. O profissional deve assumir uma postura de aprendiz e buscar informações sobre seu trabalho e normas da empresa. Pergunte, observe e eleja uma pessoa que possa ser seu mentor.

Falta de Integração com a equipe

Lembre-se: você depende da equipe a qual pertence. Utilize a observação a seu favor para conhecer o ambiente comportamental do grupo. Veja como as pessoas se relacionam e tratam umas as outras. Evite agir sem se importar com as regras de conduta da empresa ou da equipe.


Atrasos e faltas

Procure não faltar. Não se atrase ou peça para sair durante o horário de trabalho. Caso tenha questões pessoais a serem resolvidas, é mais saudável negociar a data de sua admissão. Assuntos particulares devem ser resolvidos e tratados fora do horário de trabalho. O uso da internet para assuntos pessoais deve ser evitado.

Individualismo e arrogância

Demonstre suas capacidades e realize tarefas sempre compartilhando com todos, mas tome cuidado para que não seja interpretado como o “sabe tudo”. Evite se isolar para que não seja tachado como arrogante. Não desenvolva atividades levando em consideração apenas seu conhecimento ou ponto de vista.

Criticas e fofocas

Não critique métodos, processos ou qualquer outra coisa sem ter embasamento para tal. Falar mal da empresa ou dos colegas de trabalho também não é saudável, afinal de contas, você acabou de chegar e escolheu trabalhar naquela organização. Evite se envolver em conflitos e as famosas fofocas que rodeiam o ambiente de trabalho.

Para Cezar Tegon, diretor de novos projetos da ABRH-Nacional (Associação Brasileira de Recursos Humanos), são dois os motivos que levam os profissionais a falhar durante os primeiros meses de trabalho numa empresa.

“O primeiro motivo é a ausência de treinamento em como realizar suas atividades no dia-a-dia e em como lidar com o ambiente, seja com chefes e outros colegas de trabalho. O segundo motivo está ligado a contratações inadequadas, feitas com pressa”, afirma Cezar.

Além disso, ele explica que contratar um funcionário que não consegue dedicar o suficiente para cumprir bem suas obrigações é ruim para a empresa e péssimo para o profissional que,entre outras coisas, acaba perdendo a sua auto-estima, juntamente com a sua satisafação..

Ele explica que com o ritmo quase frenético de crescimento das empresas, acaba não sobrando tempo para acolher de maneira adequada e atenciosa um novo funcionário e o resultado disso é catastrófico. Sai caro para a empresa demitir um funcionário, e inclusive, pode além disso, contaminar e abalar a moral de toda a equipe.

Fonte: UOL

Victor Monteiro 05-10-2012 Notícias

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