Como se preparar para a retomada do crescimento econômico

Para que os negócios continuem a fluir bem, é preciso que o empresário se prepare para a retomada do crescimento econômico

Para que os negócios continuem a fluir bem, é preciso que o empresário se prepare para a retomada do crescimento econômico

Como se preparar para a retomada do crescimento econômico
A retomada do crescimento econômico do país está prestes a acontecer. Mas como você, empresário, tem se posicionado em relação a isso? Após dois longos anos de recessão, você já se preparou para o novo ciclo de crescimento? Se não, este é o momento certo de agir, de se programar para essa nova fase - com planejamento, organização e estudo. Afinal, você conseguiu superar o pior momento da crise e se manteve forte, mas ainda há muito o que fazer!

Tecnologia

A tecnologia é uma das principais ferramentas do empreendedor. Por meio dela, ele interage com o mundo dos negócios, assim como fazem os clientes quando consomem algo na internet, por exemplo. Atualmente, a esfera tecnológica é o principal elo de ligação entre empresa e clientes. Nela, é possível otimizar resultados, garantir agilidade aos processos, oferecer um atendimento de qualidade ao consumidor. Portanto, invista em softwares e equipamentos tecnológicos que possam promover o crescimento da empresa.

Empresário

O empreendedor com visão deve saber lidar com as pessoas. Na sociedade, uns se relacionam com os outros por meio de crenças e valores. Criam laços com umas e não criam com outras. Mas é preciso entender como isso funciona! Como um indivíduo confia mais em uma pessoa do que em outra? Quais os mecanismos utilizados para passar ao outro confiança? Para responder a essas perguntas, é preciso desenvolver o exercício do autoconhecimento, é preciso se conhecer para conhecer os outros. E só conhecendo e entendendo o próximo é que desenvolvemos essa relação de confiança – tão importante no mundo dos negócios.

Clientes

É de fundamental importância manter o foco no cliente. Afinal será ele quem garantirá o sucesso ou o fracasso de sua empresa. Por isso, é imprescindível a aproximação da empresa com o cliente para entender suas principais necessidades. Só assim será capaz de acompanhar as contínuas mudanças do mercado consumidor e oferecer ao cliente produtos ou serviços de real valor para ele. Tenha algo em mente: “a fidelização do cliente ocorre principalmente quando suas expectativas são alcançadas e seus desejos atendidos”, afirma Hélvio Tadeu Cury Prazeres, professor do Curso a Distância CPT Fidelização de Clientes, disponível .

Funcionários

É importante deixar claro que os funcionários são a linha de frente da empresa. Sem eles, não haveria o crescimento dos negócios nem a satisfação dos clientes. Por isso, investir em treinamento e capacitação profissional pode ser uma boa tática para o sucesso do empreendimento. Mesmo que o treinamento seja relâmpago – oferecido em um curto período de tempo, é importante que todos sejam treinados para garantir aos clientes bom atendimento e qualidade dos produtos e serviços. Além disso, é preciso motivar a equipe continuamente e valorizar os funcionários de destaque com premiações e promoções.

Fonte: Administradores.

Andréa Oliveira 26-04-2017 Artigos

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