Ser bem-sucedido e conquistar a tão sonhada promoção fazem parte da meta de todo profissional. "No mercado cada vez mais competitivo, além do talento, o conhecimento, a iniciativa, a capacidade de se adaptar às mudanças e iniciativa formam uma combinação que pode ajudar a pessoa se dar bem no trabalho e crescer profissionalmente", afirma Lourdes Scalabrin, COO (Chief Operating Officer), da Gi Group Brasil.
Para os que querem trilhar no caminho da ascensão profissional, a especialista da Gi Group Brasil lista alguns conselhos:
1 - Invista em você mesmo
Atualizações em sua área, cursos de idiomas, especializações como MBA, podem favorecer na conquista de uma promoção. É importante que, antes destes investimentos, você tenha a clareza dos objetivos que quer alcançar em sua carreira, desta forma, poderá direcioná-los e acelerar o retorno.
2 - Fortaleça o seu networking
Desenvolver uma boa rede de relacionamentos dentro e fora da empresa o manterá informado sobre o mercado e você poderá identificar oportunidades que venham ao encontro do que está buscando.
3 - Seja criativo
Ao levar um problema para o seu gestor, leve também sugestões não convencionais para resolvê-lo. A capacidade de encontrar soluções inteligentes e oportunas é uma competência muito valorizada pelas empresas.
4 - Adapte-se
Fique atento às mudanças do mercado e da empresa também. Quem se ajusta rapidamente aos novos cenários, se destaca frente a outros profissionais e tem mais chance de assumir novas responsabilidades.
5 - Exponha-se
Use de sutileza para fazer com que as pessoas o percebam. Um caminho interessante é você se disponibilizar para participar de um time de projetos, em que tenha a oportunidade de expor suas opiniões e sugestões.
6 - Seja colaborativo
Trabalhe de forma colaborativa solicitando e oferecendo ajuda, quando necessário. Trocar ideias e compartilhar experiências contribui para um ambiente saudável e produtivo. Colaboração gera colaboração e os resultados são sempre positivos.
7 - Aprenda a ouvir e observar
Exercite o hábito de ouvir e compreender antes de fazer valer a sua opinião. Ouvir com atenção e interesse demonstra respeito e consideração, e permite ter mais clareza na mensagem que está sendo transmitida, o que o ajudará a fazer as perguntas inteligentes ou emitir uma opinião, quando solicitada.
Fonte: Lilás Comunicação