Segundo pesquisas recentes, uma das principais causas para o insucesso das startups é a dificuldade de montar a equipe certa com funcionários motivados e engajados na proposta da empresa. Por outro lado, startups de sucesso sabem formar equipes e administrar competências e qualidades dos bons funcionários, afirma Hélvio Tadeu Cury Prazeres, professor do Curso a Distância CPT Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 1, disponível .
Mas o que, de fato, é preciso para uma startup crescer e ganhar o mercado?
Em primeiro lugar, o empreendedor - que está iniciando no mundo dos negócios, deve ser cauteloso ao contratar funcionários. Para isso, é importante avaliar criteriosamente os candidatos na hora do recrutamento: competências técnicas, tipo de perfil, afinidade com a cultura da empresa e complementação das características dos demais integrantes da equipe.
Além disso, é preciso fazer uma boa gestão de pessoas na empresa para construir um time equilibrado. Para isso, o setor de RH deve estruturar um bom plano de carreiras na empresa para que os funcionários alcancem o seu pleno desenvolvimento profissional. Aqueles que obtiverem os melhores resultados deverão ser recompensados com premiações semanais, mensais (ou anuais).
Mesmo com a equipe entrosada, é preciso ficar atento. Em especial, a área de talentos deve saber identificar as principais competências dos funcionários, além de avaliar seus comportamentos - quando forem submetidos a estímulos. Como resultado, todos estarão sempre motivados, produzirão mais e não terão vontade de se desligar da empresa pois terão orgulho e satisfação de fazerem parte da equipe.
Por Andréa Oliveira.
Fonte: PEGN.