Curso Como Falar em Público - Tipos de discurso

Como todos os trabalhos, os discursos, as palestras ou qualquer apresentação pública, também, precisam ser planejados e preparados para orientação do encadeamento do seu conteúdo, deixando o orador/palestrante mais confiante e objetivo.

Um discurso deve ter:

 -Início ou prólogo ou exórdio;

 -Meio ou tese ou logus; e

 -Fim ou epílogo ou peroração.

O conteúdo ou a mensagem que será levada ao público exige planejamento e riqueza de informações. Um discurso “chocho”, como se diz, ou uma palestra vazia causa um descrédito do orador e pode até deixar um clima de revolta se as pessoas pagaram pelo evento.

Quanto ao conteúdo das mensagens, podemos classificar os discursos como:

Informativos

– São aqueles que apenas transmitem informações, dados novos, deixando conclusões e tomadas de decisão para os ouvintes. Dentro dessa linha, estão aqueles de cunho educativo.

Persuasivos

– São aqueles cuja intenção do orador é provocar e garantir uma ação,

uma tomada de posição dos ouvintes. Discursos informativos e persuasivos contribuem para a formação de opinião.

Entretenimento

- São aqueles que se caracterizam pela informalidade, sem maiores pretensões, a não ser divertir, passar o tempo, “algumas palavras”, cordialidade.

Pessoais

– são os discursos de agradecimento, de apresentações, felicitações,memoriais e homenagens, despedidas, boas vindas, enfim falas que expressam cordialidade e boa vontade. Voltados para relações pessoais.

Veja também:

Curso completo de Como falar em público

Introdução

Qual é o seu público?

Dicas para o início da apresentação

Conheça com antecedência o ambiente onde você irá falar

Perguntas que o orador não sabe responder

 

 

Victor Monteiro 26-02-2013 Cursos

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