Confira a seguir algumas dicas para a otimização de seu tempo em diversas situações:
1.Ao telefone:
-Diga o nome da empresa, cumprimente e diga seu nome
-Atenda prontamente, no primeiro toque, e evite dizer um minuto por favor ou um momento. -Diga: agora mesmo, imediatamente, sim, etc.
-Não deixe ninguém esperando no telefone por mais de 20 segundos sem dizer algo.
-Sempre que possível, chame pelo nome; se não souber, procure identificar.
-Desculpe-se quando tiver que sair da linha. Evite perguntar: quem está falando?
2.Voz
-Fale com tom adequado de voz. Nem alto nem baixo.
-Fale pausadamente: nem rápido nem lento.
-Procure falar na velocidade da voz, do cliente.
-Fale claro e use variação de voz. Com emoção e tonalidade mais grave.
-Fale claro, com boa dicção (evite colocar objetos na boca).
3.Palavras
Elimine expressões como:
-Né, certo, tá, entende, sabe.
-Querido, amor, benzinho.
-Tá legal, oi cara, tudo em cima.
-Eu acho que , eu penso que, talvez.
4.Saiba perguntar
-Perguntas fechadas: quando quiser só respostas curtas.
-Perguntas abertas: quando quiser opinião do cliente.
-Use frases iniciadas com: que, qual, como e por que.
5.Disposição para ouvir
-Fique rouco de tanto ouvir.
-Encare a outra pessoa.
-Olhos nos olhos.
-Mostre-se alerta e com interesse.
-Pergunte se não entendeu.
6.Administrando o tempo nas reuniões
-Escolha o local adequado e, principalmente, mais próximo dos componentes.
-Inicie e termine na hora marcada.
-Evite interrupções. Se alguém precisa interromper, que seja discretamente, utilizando um papel com a mensagem.
-Chame os participantes pelo nome.
-Só um participante deve falar de cada vez. Passe a palavra para o participante que estiver a direita.
7.Afirmações que abortam reuniões
-Com opinião formada e decisão tomada, convoca assim mesmo para uma reunião. Precisa mesmo de reunião?
-Não conheço a agenda da reunião, mas participarei assim mesmo.Se comparecer, prepare-se para participar pouco.
-Agenda e ata são pura burocracia. Anotações também são dispensáveis, confio na minha memória. Sem a agenda as pessoas terão dificuldade para se preparar para a reunião, além de provocar desorganização. Sem a ata não é possível registrar o que ocorreu na reunião nem acompanhar as ações, para solução do que já foi definido.
-Não confie na memória. Uma sobrecarga de informações e a responsabilidade de confiar sónela traz uma série de inconvenientes.
-Numa reunião todos devem participar do início ao fim. Nem sempre. Se algum componente tiver somente um assunto de seu interesse e do grupo pode se retirar logo após a sua contribuição.
Veja também:
Curso "Gerenciamento do Tempo" completo:
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