Curso Loja de Sucesso - Planejamento, Gestão e Marketing - Plano de Marketing

O objetivo do Plano de Marketing é, basicamente, escolher o público alvo a ser atendido e definir a maneira como alcançálo. Existem nichos a serem atingidos em cada mercado, o tipo de pessoas, seu poder aquisitivo, condição sociocultural e outros aspectos que definem seu perfil. É preciso cada vez mais uma segmentação de mercado para se obter resultados satisfatórios.

A pesquisa é uma das ferramentas mais importantes do marketing moderno, que visa aproximar mais a empresa de seu público alvo. É preciso conhecer o cliente, seus hábitos, seus critérios de preferência, renda disponível, percepções sobre produtos, atendimento e preço. É preciso saber onde ele mora, se tem casa própria, se tem automóvel e qual o modelo, a sua idade etc.

Normalmente, o empresário que está começando o seu negócio acha caro promover algum tipo de pesquisa. Mas, se pararmos para analisar essa dificuldade, sob o ponto de vista da pesquisa feita, com base em uma amostragem, esse custo fica mais viável. Se, por exemplo, deseja-se pesquisar um universo de 10.000 pessoas, podese, selecionando 500 ter uma boa idéia do que a maioria pensa, desde que se utilize uma pesquisa bem localizada, para se atingir o perfil desejado no levantamento de dados. É claro que quanto menor for a amostragem, maior a margem de erro, mas isso não significa que tenhamos de investir pesado em longas pesquisas, o que teria um custo inviável para quem está começando, ou mesmo para boa parte do varejo. Mas é preciso pesquisar e conhecer quem é o seu consumidor alvo, o que ele compra, porque e para que ele compra, onde e como ele mora, seus hábitos, manias e costumes, os seus gostos e preferências. Isso porque os consumidores têm uma tendência: de adquirir produtos e serviços em lojas que se identificam com a sua maneira de ser. Quanto mais sua loja identificar com os seus hábitos, gostos e comportamento, mais chances terá de vender.

A pesquisa é fundamental para se conhecer o cliente , seus hábitos de consumo, critérios de preferência, renda disponível e percepções sobre produtos, preços e atendimento. Por isso, podemos fazer diversos tipos de pesquisas, podendo utilizar formulários próprios para isso, abordagens curtas ou até mesmo formas criativas, como, por exemplo, através do crediário; analisar pelo bairro ou rua onde se localiza o cliente, suas condições socioculturais e financeiras.

O lojista pode, ainda, usar a pesquisa para segmentar clientes no sentido de dirigir esforços de comunicação e mídia mais coerente com seus clientes, produtos e serviços preferidos.

Veja também:

Curso completo "Loja de Sucesso - Planejamento, Gestão e Marketing":

Introdução
Planejamento
Projeto da Loja
Implantação

 

Emprego e Renda 26-06-2013 Cursos

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