Conheça os aviamentos utilizados na confecção de blusas

Conheça os aviamentos mais utilizados na confeccção de blusas.

Aviamento é todo o material necessário, em uma peça de roupa, para finalizá-la, como zíperes e botões, por exemplo.

Aviamentos para blusas

Acessório ou aviamento decorativo é tudo que pode ser dispensado, para finalização de uma peça, é o que agrega valor e também custo à peça final, como, por exemplo, rendas e aplicações.

Os aviamentos podem conferir uma identidade própria a uma peça ou à coleção.

A qualidade e o tipo de aviamento ou acessório são determinados pelo tecido utilizado na confecção da peça. Para tecidos de fios com pouca ou sem elasticidade, os aviamentos devem ter a mesma característica. Por outro lado, para tecidos que têm muita elasticidade, como lycra, buclê, jersey, malha ou helanca, use aviamentos e acessórios (viés, fitas etc.) com a mesma característica. Para tecidos finos e vaporosos, os aviamentos devem ter espessura fina e delicada, e assim por diante.

Costuras especiais

Chuleado

O chuleado é usado para fazer o arremate das costuras abertas, para evitar que o tecido desfie. É um ponto oblíquo e ligeiramente frouxo, usado para o arremate interno das peças. Os pontos devem ser feitos bem próximos uns dos outros.

Deve-se usar linha de retrós, sempre da mesma cor que o tecido. É feito da esquerda para a direita, pegando-se na ponta do tecido, devendo um ponto ficar junto do outro.

Para as lãs, casimiras etc. o chuleado deve ser mais ou menos longo.

Tecidos que desfiam facilmente (cujos fios são mais espaçados), como a organza e o organdi, exigem dois chuleados, um em sentido inverso ao outro.

Pesponto

É executado à mão ou à máquina e serve para unir partes da peça ou para fazer detalhes decorativos. Se for feito à máquina, basta costurar no contorno das partes que se quer pespontar. Quando é feito à mão, a agulha deve voltar atrás e entrar no lugar de onde saiu, ficando todo o espaço do tecido, no lado direito e no lado avesso, inteiramente coberto pela linha. Dessa forma, o pesponto fica igual ao feito à máquina.

Ponto de bainha

Marque e dobre a bainha, prendendo-a com alfinetes. Em seguida, faça um alinhavo. Faça o ponto de bainha, prendendo o tecido dobrado em um ou dois fios na parte interior do tecido. Faça a bainha da direita para a esquerda, com costura inclinada e invisível, para não aparecer do lado direito da peça.

Ponto bainha cruzado

Esse tipo de ponto é mais utilizado para tecidos grossos. Não há necessidade de dobrar a ponta do tecido. Faça um chuleado e dobre a bainha. Faça o ponto cruzado, pegando na borda somente um fio do tecido da peça.

Bainha para lingerie e tecidos finos

Para lingerie, tecidos finos e peças de cama, mesa e banho, pode ser feita a bainha, enrolando-se a beirada do tecido, ficando uma bainha bem fina.

Faça o ponto chuleado, prendendo toda a largura da mesma. Pode ser usado, também, o ponto de bainha invisível, em vez do chuleado. Os pontos devem ficar iguais e uniformes.

Bainha invisível

Para fazer a bainha invisível, dobre a bainha duas vezes, como é mostrado no filme.

Dobre a borda da bainha para fora e faça o ponto bainha por baixo dela. Os pontos devem ser pequenos e totalmente invisíveis do lado direito da peça.

Este tipo de bainha é usado para acabamento de roupas finas e, ou delicadas.

Acompanhe o curso nas outras publicações:

-Aprenda a confeccionar blusas

-Aprenda a tirar medidas para blusas

-Conheça os tecidos mais indicados para confeccionar blusas

Paula Martins 11-09-2013 Cursos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.