Desde o momento em que o governo deixou de ser o agente dinâmico da economia brasileira, as micro, pequenas e médias empresas começaram a ganhar extrema importância na economia nacional. São elas as responsáveis pela descentralização dos poderes de decisão e por trazerem respostas rápidas e dinâmicas a qualquer situação empresarial.
Nesse cenário quem ganha um papel fundamental é a agricultura, sendo como alavanca por outros segmentos empresariais, além de fixar a mão-de-obra no meio rural, produzir melhor qualidade de vida para o trabalhador do campo e aumentar a renda média regional. Essa integração entre o campo e a indústria é conhecida como agronegócio e é um ramo que vem fazendo o país de destacar, pois é responsável por uma parcela significativa das exportações brasileiras.
Quando se fala em frutas, a melhor maneira de se aproveitá-las é por meio da industrialização, devido ao alto poder de perecibilidade delas. E os principais produtos dessa industrialização são os doces, geléias e compotas.
Constituição da Empresa
Para a constituição da sua empresa de doces e geléias o primeiro passo é ir até a Junta Comercial do seu Estado e também na Receita Federal para que se obtenha um Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e Inscrição Estadual. O tipo de empresa pode ser individual ou sociedade limitada por cota de responsabilidade.
A empresa individual é quando o empresário não tem outros sócios. Para esse caso é preciso de uma razão social e um nome fantasia, informar capital inicial e objetivos da empresa, além de documentos como CPR, RG e comprovante residencial.
A sociedade limitada é o tipo mais comum de pequena empresa, pois tem constituição mais simples e conta com a responsabilidade limitada dos sócios, pois a responsabilidade é restrita ao valor de suas cotas.
Geléias e doces de frutas
A geléia é um produto obtido por meio do cozimento de frutas com quantidades adequadas de água, pectina, ácido e açúcar concentrado até alcançar a consistência gelatinosa que tomará forma de geléia após o resfriamento. Uma boa geléia é clara, brilhante, transparente e macia ao cortar. Não deve ser muito açucarada, pegajosa e viscosa, conservando o sabor e aroma original da fruta.
Na composição da geléia observa-se o uso de pectina. A pectina é um hidrocolóide natural encontrado em todas as frutas. Ela é um componente da parede celular e a sua quantidade varia conforme a espécie e o estado de maturação das frutas. É a combinação da pectina com uma porção adequada de açúcar, água e sais minerais submetidos a uma cocção entre 65 e 71º brix que faz com que aconteça o estado de gelatinização.
Como a pectina favorece a eliminação de líquido/xarope do interior do doce, os produtos que forem embalados em caixas e papel celofane não devem ser adicionados de pectina, pois a eliminação dos líquidos favorece o desenvolvimento de fungos sobre a embalagem.
A geléia e os doces de frutas são conservadas devido ao teor do açúcar elevado. O açúcar faz com que os microorganismos não cresçam em sua superfície.
São classificadas em geléias comuns, quando preparadas em porções de 40 partes de frutas frescas ou equivalentes para 60 partes de açúcar. E as geléias extras, quando preparadas com 50 partes de frutas frescas ou equivalentes para 50 partes de açúcar.
Depois de prontos, os doces precisam ser bem embalados. As pequenas fábricas, na maioria das vezes, usam as embalagens plásticas os potes e sacos termosoldáveis papel celofane e caixas de madeiras. Essas embalagens facilitam o empacotamento das mercadorias em caixas maiores para a posterior distribuição. As vantagens dessas embalagens são o baixo custo e boa impermeabilidade.
Os vidros também são muito usados, principalmente, para os doces e geléias que precisam de reforço em seu revestimento natural contra agentes de alteração externos. Além de possuir vantagens como resistência às temperaturas altas e não apresentarem odores.
Localização
Estar bem localizado é um dos fatores fundamentais para qualquer empreendimento. No caso da nossa fábrica, a fábrica de doces e geléias pode ser feita em fazendas ou mesmo na cidade, o importante é estar o mais próximo possível da matéria-prima, pois as frutas são alimentos muito perecíveis e, por isso, o tempo de transporte deve ser o mínimo possível.
Existem cinco grandes fatores para o sucesso de produtos derivados de frutas:
Algumas outras observações devem ser feitas no momento de escolha do local.
Edificações
Antes de tomar qualquer decisão sobre as edificações, o primeiro passo é consultar o Ministério da Saúde e os órgãos estaduais e municipais. Isso deve ocorrer para evitar erros que podem causar sérios prejuízos para o empreendedor.
Para o bom funcionamento de uma fábrica de doces e geléias de frutas (e também para toda a indústria de alimentos) existem especificações relativas à funcionalidade dos espaços. Em geral essas instalações são simples, mas devem seguir algumas normas básicas.
As edificações da indústria de alimentos vão variar de acordo com o que se vai produzir. O piso, as paredes, a pintura tudo é definido de acordo com a produção para que haja total segurança na qualidade final. Existem diferenças, porém os cuidados com higiene, limpeza, controle de pequenos animais e insetos são práticas comuns e de extrema necessidade no momento de criação dessa indústria.
Sua fábrica deve possuir as seguintes instalações:
Se a fábrica tiver um porte maior, ainda será preciso de uma casa de caldeira e oficina e, também salas destinadas às atividades administrativas e sanitários/vestiários.
Equipamentos
Para a montagem da sua fábrica é preciso conhecer as máquinas e os equipamentos necessários para a função. A localização e instalação desses equipamentos devem proporcionar funcionalidade, manutenção, inspeção e limpeza.
Equipamentos necessários |
Mesas de seleção e preparo de frutas |
Despolpadoras |
Prensas |
Refinadoras |
Fogões industriais |
Geradores de vapor |
Seladoras |
Tanques |
Baldes de inox dentre outros produtos necessários para a produção |
Higienização
São de fundamental importância os cuidados com a higiene em todas as etapas do trabalho com alimentos, pois, a falta desses cuidados, pode acarretar a transmissão de doenças, infecções e intoxicações no consumidor.
Esses cuidados devem começar pela equipe de trabalho, que deve conhecer todas as técnicas de higienização e estarem bem uniformizados com roupas brancas, boné ou gorro, aventais e luvas e botas de borracha.
Os equipamentos, utensílios e ambientes devem passar pelas operações básicas no programa de sanitização, sem nunca deixar a limpeza para o dia seguinte. Essa operação consta de uma pré-lavagem (apenas utilizando água); aplicação de solução detergente diretamente em contato com a sujeira; lavagem final e desinfecção.
A desinfecção deve ocorrer imediatamente após o uso.
Procedimentos legais
Para se conceber, planejar e executar uma empresa de alimentos é preciso estar de acordo com as normas e a legislação pertinentes dos órgãos fiscalizadores dos produtos processados e do meio ambiente.
O Ministério da Saúde é o responsável pelos PIQs (Padrões de Identidade e Qualidade) para produtos como doces, chocolates e conservas. O Ministério da Agricultura regula os PIQs para sucos, bebidas e vinagres e as Secretarias de Saúde dos Estados e Municípios fazem exigências relativas ao Código Sanitário e ao Código de Obras.Os produtos devem, ainda, estarem registrados na Vigilância Sanitária.
Marketing
Para que sua empresa fique conhecida, é preciso também o investimento em marketing. Sua empresa precisa conhecer suas particularidades, o que a diferencia no mercado e, a partir daí, partir para uma campanha publicitária.
Existem alguns critérios para nortear o empreendedor em tomadas de decisões estratégicas quanto à imagem da empresa e o posicionamento no mercado, enfim, criar uma identidade para o seu produto. Essas escolhas vão desde a criação do nome da empresa até a campanha publicitária todas as etapas devem ser analisadas com o devido cuidado.
Um critério muito usado são os conhecidos 4 Ps do marketing. Observando esses quatro pontos básicos é possível englobar os processos a serem analisados. São eles:
Comercialização
As empresas distribuidoras de produtos alimentícios somam uma fatia considerável do mercado a ser explorada. Devido a esse cenário, a comercialização pode ser feita de diversas maneiras.
Os produtos podem ser distribuídos em lanchonetes, bares, restaurantes, delicatesses dentre outros estabelecimentos, mas pode também ser vendido de porta em porta.
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Boa tarde, Gostaria de saber se este curso, Fabricação de produtos de Limpeza, é completamente capacitador e se ao término do mesmo a pessoa fica completamente apta a produzir seus produtos e em caso de industrializá-los estará dentro dos padrões e com permissão para comercializa-los. Precisará de mais alguma pessoa responsável para atender aos órgãos públicos para produção e comercialização, ou você fica apto, diplomado, para ser responsável por tudo? Fico no aguardo de um feedback, por favor! Obrigado, Gustavo Bisi.
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adorei;gostaria de saber como adquirir este curso como montar e operar uma pequena fabrica de doces e geleias.obrigado...
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