Produção de álcool combustível na fazenda

O álcool pode ser obtido de vegetais ricos em açúcar, como a cana-de-açúcar e a beterraba. Porém, a cana, devido à maneira como é cultivada, é a

O álcool pode ser obtido de vegetais ricos em açúcar, como a cana-de-açúcar e a beterraba. Porém, a cana, devido à maneira como é cultivada, é a matéria-prima mais importante e mais aconselhada para a produção de álcool no país.

Outros benefícios também podem ser obtidos com a produção de álcool: redução de emissão de poluentes para a atmosfera; necessidade de mão-de-obra, o que gera mais emprego; fonte de renda para o setor agropecuário; o fato do álcool ser fonte renovável.

Para ser utilizado como combustível, o álcool deve apresentar uma graduação mínima de 85 G.L. Porém, a legislação exige que para ser comercializado essa graduação seja de 92 G.L.

G.L é a unidade utilizada para representar graduação alcoólica de um líquido. Seu nome vem do pesquisador que a estabeleceu – Gay Lussac.



Produção do álcool

Conheça dois tipos de produção de álcool combustível – o caldo fermentado e os pré-destilados, proveniente da fabricação artesanal da cachaça de qualidade.

Fermentação

A fermentação alcoólica é o processo de transformação de açúcares em álcool etílico e gás carbônico. Como isso acontece? Pela ação de um grupo de organismos unicelulares chamado de leveduras.

As leveduras devem ser tolerantes a variações de temperatura e altas concentrações alcoólicas. Elas se desenvolvem na ausência ou presença de oxigênio, mas apenas durante o período anaeróbico que se produz etanol.

O gênero de levedura mais usado na produção de etanol é o Saccharomyces, que são desenvolvidos para propiciar fermentação uniforme, rápida e com alto rendimento.


Fases da fermentação

Depois de adicionado o fermento, a fermentação passa por três fases.

  • Na fase inicial, os organismos se adaptam ao novo ambiente e começam a crescer. O mosto ainda contém alguma quantidade de oxigênio para facilitar o desenvolvimento das leveduras.
  • Fermentação principal: após 30 minutos, as leveduras começam a se reproduzir em grande velocidade e o número de organismos aumenta significativamente. Essa fase é conhecida como fermentação principal ou tumultuosa. É aqui que a temperatura e o teor alcoólico aumentam.
  • Fase estacionária: essa é a última fase. O alimento fica escasso e a taxa de crescimento é reduzida. Diminui a produção de gás carbônico e o fermento precipita.

Controles

Um dos quesitos mais importantes para o sucesso da fermentação é o controle adequado de higiene, temperatura e instalações que compõe a destilaria.

O rendimento que se espera do caldo de qualidade produzido por uma moenda de média capacidade é de aproximadamente 600 litros por tonelada. Com fermentação e destilação normal, é possível obter uma média de 60 litros de álcool.

Alguns cuidados a se tomar antes de iniciar o processo de fermentação

  • A cana deve ser madura, de qualidade e sem palha.
  • Ela deve ser moída no máximo 48 horas depois do corte.
  • Coe com peneira fina para separação de bagacilho.
  • A decantação deve ser cuidadosa.

A temperatura é um fator de muita importância, pois ela influencia o processo de transformação podendo até mesmo causar a morte das leveduras.

Após a fermentação, o mosto é chamado de vinho, que apresenta uma constituição variável que envolve substâncias gasosas, sólidas e liquidas. O vinho deve ser destilado imediatamente para evitar que o álcool não se transforme em vinagre e provoque variações na qualidade final.


Processo de fermentação alcoólica

A fermentação alcoólica pode ser conduzida por diferentes processos.

Processo de fermentos individuais O fermento é eliminado ao fim da fermentação pelo vinho. Esse processo só é usado quando o mosto não permite o reaproveitamento do fermento.
Processo de cortes A fermentação tem início com fermento em uma dorna que terá seu conteúdo dividido para ceder metade a outra dorna.
Processo de decantação Processo intermitente, no qual se faz a recuperação de grande parte do fermento utilizado por meio da decantação.
Processo Melle-Boinot Esse processo consiste na fermentação em duas partes. Separa-se, por meio de centrífugas uma parte chamada leite de levedura e outra parte, mais fluída, que é enviada para a destilação.
Processo de fermentação contínua Nesse processo o mosto entra continuamente na dorna de fermentação e, ao mesmo tempo, o vinho sai continuamente com todos os açúcares transformados em etanol.

 

Rendimento

Para produzir álcool a partir da fermentação do caldo será necessária uma média de 100 l de mosto para a produção de 10 l de álcool. Cada tonelada de cana corresponde a cerca de 600 l de caldo. Portanto, como dito anteriormente, proporcionando uma média de 60 litros.

Um hectare de cana, bem conduzido, pode produzir 100 toneladas de cana. Concluindo, a cada hectare é possível que você obtenha 6000 l de álcool.

 


Como construir uma unidade de destilação

Para construir uma unidade de destilação, prepare o material utilizado.

  • 1200 tijolinhos cerâmicos, maciços, em dimensões de 20X10X5 cm.
  • 60 tijolos refratários, nas dimensões 20X10X7 cm.
  • 3 sacos de cimento.
  • 1 m3 de brita número 1.
  • 10 kg de açúcar.
  • 100 garrafas descartáveis de vidro, tipo long neck.

Além desses materiais, é preciso também dos componentes metálicos: evaporador, dispositivo de controle de temperatura, coluna de retificação, ponta da coluna, tanque alimentador, condensador, copo para densímetro, 12 chapas para grelha de ferro fundido.

O local escolhido deve possuir um desnível natural de cerca de um metro e facilidade de acesso, boa disponibilidade de água e energia elétrica.

Após a construção da fornalha, instale os demais componentes da unidade de destilação e faça também as instalações hidráulicas. Por último, construa uma cobertura sobre o local e cerque lateralmente para evitar e entrada de chuvas e ventos fortes.

Estando tudo montado, você está pronto para começar a produção de álcool em sua fazenda.

 

 

Emprego e Renda 02-03-2012 Cursos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.