Pensadores, estudiosos, filósofos. São muitos os que já escreveram, e ainda escrevem, a respeito do tempo. Mas como entender e aprender a gerenciá-lo?
Qualquer atividade produzida, seja de lazer ou trabalho, necessita de tempo, início e fim. Sendo assim, podemos dizer que o tempo é meteria-prima de grandiosa valia para a nossa vida e, por isso, é muito importante que ele seja bem usado.
O tempo parece se encurtar a cada dia, tamanha a nossa ocupação e a velocidade em que tudo é processado. Acompanhar o desenvolvimento tecnológico é impossível. Celulares e computadores, por exemplo, são lançados em curtíssimo espaço de tempo, as noticias ficam velhas em poucas horas. Enfim, como gerenciar melhor o nosso tempo e torná-lo proveitoso?
Administração do tempo é uma arte que deve ser aprendida assim como aprendemos outras artes. O resultado do recurso do tempo depende de como ele é usado. Não podemos poupar o tempo apenas usá-lo da melhor maneira.
As pessoas mais realizadoras são as que cuidam bem da administração do tempo. Mas uma diferença fundamental entre saber o que fazer e colocar esse conhecimento em prática.
A demora com a tomada de decisão promove perdas irreparáveis de tempo. Ao reconhecer um problema descreva-o de maneira clara, verifique possíveis causas e procure solução. Evite tomar decisões motivado por emoções e sentimentos, pois dessa maneira você em consideração todos os lados da questão.
Selecione a melhor meta e a coloque em prática.
Atenção: não se esqueça de acompanhar o resultado.
De cada cem pessoas, apenas dez têm o hábito planejar e só uma põe em prática o que planejou.
A programação é a organização do tempo disponível. Numere as prioridades e se pergunte: como vou usar meu tempo amanhã?. A partir daí, analise e execute tudo de maneira tranqüila, segura, com qualidade, visão e controle.
Deixe um tempo, em torno de vinte por cento, para as tarefas não programadas. Não se esqueça: é necessário recusar o que não condiz com os seus objetivos.
O planejamento semanal é ideal para prevermos crises e prepararmos planos válidos.
Ao delegar atividades você distribui tarefas e responsabilidades para que os colaboradores utilizem ao máximo suas potencialidades.
Veja algumas regras para uma delegação eficaz:
A boa comunicação é preciosa para ganhar tempo. Porém, quando mal planejada provoca erros que podem ser irreparáveis.
Para uma boa comunicação:
A produtividade está relacionada com os níveis de capacidade do uso do tempo, nosso relógio biológico. Os níveis de capacidade segundo os fluxos de energia estão no quadro abaixo:
Nível ótimo | Período de tempo no qual ocorre maior rapidez de raciocínio, idéias criativas, capacidade de síntese, concentração e clareza. |
Nível bom | Raciocínio é claro e expressão verbal fluente, mas a capacidade de concentração tende a cair. |
Nível médio | É o nível em que passamos maior parte do dia. Boa energia para trabalho que não exija muita concentração ou esforço intelectual. |
Nível baixo | Baixo nível rotineiro. Período em que temos energia para trabalhos rotineiros. |
Nível de transição | Antecede o sono e estamos em semi-sonolência. |
Nível de Sono | Desligamento da realidade. Período de repouso. |
Muitas pessoas têm o hábito de deixar tudo para depois. Isso só cria mais problemas e aumenta os prejuízos. A procrastinação é um dos grandes desperdiçadores de tempo.
Alguns prejuízos:
Escritório organizado é sinônimo de economia de tempo. Ter tudo sempre no lugar poupa trabalho.
O tempo ganho deve ser utilizado posteriormente para atividades de alta alavancagem. Aplique bem o tempo poupado.
Alguns exemplos de atividades de alavancagem: