Como montar e operar um telemarketing

Telemarketing é muito mais do que uma simples venda por telefone. Ele compreende uma ação integrada e sistemática de tecnologia de comunicação e

Telemarketing é muito mais do que uma simples venda por telefone. Ele compreende uma ação integrada e sistemática de tecnologia de comunicação e processamento de dados.

O telemarketing é uma das grandes e potentes ferramentas de marketing. Um serviço eficiente de call center reduz de maneira significativa a perda de clientes e, consequentemente, aumenta o lucro da sua empresa.

Alguns pontos positivos do telemarketing:

  • É o canal mais rápido e ágil para contactar o cliente.
  • Em relação a outros meios de divulgação, é o que apresenta custo mais baixo. Custos de venda, pesquisa e divulgação são inferiores.
  • Fácil gerenciamento.
  • Dentre os meios de comunicação é o mais interativo, pois, em pouco tempo, você fica sabendo se a abordagem está ou não correta.
  • Resultados possibilitam avaliação estatística exata.

Tipos de telemarketing

Telemarketing de atendimento: nesse caso, o uso do telefone é para simples atendimento. Por exemplo, uma secretária ou telefonista que agenda um horário ou encaminha ligações.

Telemarketing de pesquisa: esse tipo de trabalho dedica-se exclusivamente para pesquisas. Por exemplo, pesquisas sobre a qualidade de determinados produtos. Tem como função coletar dados que venham a atender interesses diversos.

Telemarketing de promoção: tem finalidade de promover promoções junto aos clientes. É uma propaganda objetiva e direcionada por meio do telefone.

  • Telemarketing de vendas

O telemarketing de vendas usa o telefone exclusivamente para vender e pode ser dividido em duas modalidades – telemarketing ativo e passivo.

Telemarketing ativo: a empresa entra em contato com o cliente por meio do televendedor. Algumas características do telemarketing ativo:

  • Precisa de um script mais complexo.
  • Requer mais habilidade e concentração dos televendedores.
  • Supervisão mais rigorosa.
  • Devem ser feitos testes iniciais e os resultados vão servir para projetar estratégias e metas.

Telemarketing passivo: nesse caso, o cliente procura pela empresa e os resultados positivos são conquistados com mais facilidade. Ele gera um cadastro à medida que os possíveis clientes entram em contato e a meta é não perder as ligações.

Localização

Uma central de telemarketing não precisa estar localizada em lugar nobre da cidade, pois o acesso a ela é restrito a funcionários e prestadores de serviços. Com isso, se torna mais acessível os custos como aluguel ou aquisição de imóvel.

O local escolhido deve ser propicio para ampliações, pois a tendência dos call centers é começar com poucos atendentes e ir ampliando.


Planejamento

Para instalar um telemarketing é preciso antes planejar para que ele possa cumprir o seu papel de maneira eficiente. O planejamento deve conter pontos como a cultura da empresa, os objetivos, metas e prazos desejados, retorno e, além disso, deve trabalhar entrosado com todos os departamentos da empresa.

É preciso também fazer uma previsão de quantas ligações a empresa prevê receber e fazer por dia. Com essas previsões, você poderá elaborar o projeto elétrico e telefônico, bem como espaço e número de atendentes.

  • Sala do telemarketing: essa sala deve ser ampla, com cores claras e tratamento acústico. Os ruídos provenientes dos próprios atendentes podem interferir no processo de comunicação.

As paredes devem ser revestidas com material que absorve o som. Materiais como gesso, vidro, alvenaria e piso vinílico devem ser evitados, pois são acusticamente refletores.

 

Central Telefônica

O principal equipamento de um telemarketing é a central telefônica. Ela deve ser muito bem estudada para atender a necessidade da sua empresa. O sistema de telefonia pode operar de quatro maneiras diferentes.

  • Todo automatizado.
  • Com uma intervenção do operador antes da mensagem.
  • Com duas intervenções do operador, uma antes e outra após a mensagem gravada.
  • Interação exclusiva do operador sem qualquer veiculação de mensagem.

O sistema telefônico de um call center deve oferecer ao televendedor comodidade e rapidez em todas as operações necessárias para efetuar uma venda.

Os aparelhos de telefone comuns não devem ser usados no telemarketing, pois eles podem causar sérios riscos para a saúde do operador. Use aparelhos sem fones – são mais confortáveis e eficientes.


Setores de apoio

Conheça alguns setores que complementam o trabalho realizado na central de atendimento.

  • Pós-venda: é um setor muito solicitado, pois auxilia o cliente que já adquiriu o produto e deseja reclamar ou dar sugestões. As pessoas que trabalham no pós-venda recebem, anotam e resolvem as solicitações dos clientes.
  • Processamento: nesse setor são emitidos todos os documentos necessários para a liberação dos pedidos. Notas fiscais, etiquetas, boletos bancários e outros documentos necessários para a venda ou pagamentos.
  • Embalagem e expedição: esse setor é responsável por organizar o estoque, fazer controle, despachar produtos – que devem estar em embalagens apropriadas. Os funcionários desse setor devem estar sempre atentos para que não haja erro, como endereço trocado ou produtos errados.
  • Sala de treinamento: quem trabalha em telemarketing deve sempre ser eficiente e motivado e, por esse motivo, é necessário constante treinamento. Uma sala especifica para isso é importante para esses acontecimentos.
 
 
 
 

Programas de apoio

A eficiência de um telemarketing está diretamente ligada ao nível de informatização dos procedimentos e normas práticas estabelecidas. O programa mais importante em um telemarketing é o programa de vendas. Ele deve ser personalizado de acordo com as necessidades de cada empresa.

Outro programa muito útil é o chamado DAC – Distribuidor Automático de Chamadas. Ele tem a função de organizar seqüência de chamada de acordo com os objetivos do telemarketing e as características dos produtos.

Em um programa bem definido deve constar:

  • Cadastro de clientes
  • Cadastro de pedidos
  • Cadastro de produtos
  • Consulta de produtos
  • Vendas em consignação
  • Localização de clientes

Dicas

  • Os televendedores devem ter um bloco de anotações em mãos para que não haja problemas em esquecer o nome do cliente ou informações que precisem ser anotadas rapidamente.
  • Tenha sempre um catálogo com os produtos para que o atendimento não seja travado em caso de falta de energia elétrica ou travamento do computador.
  • Cada televendedor deve ser responsável pela limpeza dos seus equipamentos.
  • Adote uniformes para os funcionários.
  • Nunca se alimente dentro do telemarketing.

 

 

Emprego e Renda 09-03-2012 Cursos

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Comentários

Ana Luacutecia Vieira

16-03-2017

Gostaria de tirar algumas dúvidas sobre Call Center.

Resposta do Emprego e Renda

17-03-2017

Olá Ana Lúcia Vieira, Em breve, uma de nossas consultoras entrará em contato para mais informações sobre o call center. Atenciosamente, Ana Carolina

Andreacutea Oliveira

10-04-2015

Olá, Neide! Em breve, nossas atendentes entrarão em contato com informações. Agradecemos a visita! Atte. Andréa Oliveira.

Neide

08-04-2015

Olá gostaria de saber mais.

Silvana Teixeira

04-08-2014

Olá, Joelson! Agradecemos pela visita e comentário em nosso site. Para maiores informações sobre o Curso CPT Como Montar e Gerenciar um Telemarketing, nossas consultoras entrarão em contato. Atenciosamente,