Telemarketing é muito mais do que uma simples venda por telefone. Ele compreende uma ação integrada e sistemática de tecnologia de comunicação e processamento de dados.
O telemarketing é uma das grandes e potentes ferramentas de marketing. Um serviço eficiente de call center reduz de maneira significativa a perda de clientes e, consequentemente, aumenta o lucro da sua empresa.
Alguns pontos positivos do telemarketing:
Telemarketing de atendimento: nesse caso, o uso do telefone é para simples atendimento. Por exemplo, uma secretária ou telefonista que agenda um horário ou encaminha ligações.
Telemarketing de pesquisa: esse tipo de trabalho dedica-se exclusivamente para pesquisas. Por exemplo, pesquisas sobre a qualidade de determinados produtos. Tem como função coletar dados que venham a atender interesses diversos.
Telemarketing de promoção: tem finalidade de promover promoções junto aos clientes. É uma propaganda objetiva e direcionada por meio do telefone.
O telemarketing de vendas usa o telefone exclusivamente para vender e pode ser dividido em duas modalidades telemarketing ativo e passivo.
Telemarketing ativo: a empresa entra em contato com o cliente por meio do televendedor. Algumas características do telemarketing ativo:
Telemarketing passivo: nesse caso, o cliente procura pela empresa e os resultados positivos são conquistados com mais facilidade. Ele gera um cadastro à medida que os possíveis clientes entram em contato e a meta é não perder as ligações.
Uma central de telemarketing não precisa estar localizada em lugar nobre da cidade, pois o acesso a ela é restrito a funcionários e prestadores de serviços. Com isso, se torna mais acessível os custos como aluguel ou aquisição de imóvel.
O local escolhido deve ser propicio para ampliações, pois a tendência dos call centers é começar com poucos atendentes e ir ampliando.
Para instalar um telemarketing é preciso antes planejar para que ele possa cumprir o seu papel de maneira eficiente. O planejamento deve conter pontos como a cultura da empresa, os objetivos, metas e prazos desejados, retorno e, além disso, deve trabalhar entrosado com todos os departamentos da empresa.
É preciso também fazer uma previsão de quantas ligações a empresa prevê receber e fazer por dia. Com essas previsões, você poderá elaborar o projeto elétrico e telefônico, bem como espaço e número de atendentes.
As paredes devem ser revestidas com material que absorve o som. Materiais como gesso, vidro, alvenaria e piso vinílico devem ser evitados, pois são acusticamente refletores.
O principal equipamento de um telemarketing é a central telefônica. Ela deve ser muito bem estudada para atender a necessidade da sua empresa. O sistema de telefonia pode operar de quatro maneiras diferentes.
O sistema telefônico de um call center deve oferecer ao televendedor comodidade e rapidez em todas as operações necessárias para efetuar uma venda.
Os aparelhos de telefone comuns não devem ser usados no telemarketing, pois eles podem causar sérios riscos para a saúde do operador. Use aparelhos sem fones são mais confortáveis e eficientes.
Conheça alguns setores que complementam o trabalho realizado na central de atendimento.
A eficiência de um telemarketing está diretamente ligada ao nível de informatização dos procedimentos e normas práticas estabelecidas. O programa mais importante em um telemarketing é o programa de vendas. Ele deve ser personalizado de acordo com as necessidades de cada empresa.
Outro programa muito útil é o chamado DAC Distribuidor Automático de Chamadas. Ele tem a função de organizar seqüência de chamada de acordo com os objetivos do telemarketing e as características dos produtos.
Em um programa bem definido deve constar:
Gostaria de tirar algumas dúvidas sobre Call Center.
Olá Ana Lúcia Vieira, Em breve, uma de nossas consultoras entrará em contato para mais informações sobre o call center. Atenciosamente, Ana Carolina
Olá, Neide! Em breve, nossas atendentes entrarão em contato com informações. Agradecemos a visita! Atte. Andréa Oliveira.
Olá gostaria de saber mais.
Olá, Joelson! Agradecemos pela visita e comentário em nosso site. Para maiores informações sobre o Curso CPT Como Montar e Gerenciar um Telemarketing, nossas consultoras entrarão em contato. Atenciosamente,