Marketing para pequenas empresas

Marketing pode ser definido como um conjunto de ações a serem implantadas na sua empresa para estimular o consumo de produtos ou serviços. Pode ser

Marketing pode ser definido como um conjunto de ações a serem implantadas na sua empresa para estimular o consumo de produtos ou serviços. Pode ser também considerado uma administração voltada para a satisfação do cliente.

Podemos considerar três grupos de empresas:

  • Empresa inovadora: é aquela que antecipa as necessidades do cliente e lança produtos antes das outras. Criativa e atuante.
  • Passiva: é uma empresa que não gosta de correr riscos e analisa para onde vai o mercado antes de tomar atitude.
  • Fóssil: a empresa fóssil é aquela que sempre atuou da mesma forma e não vê motivos para mudar. Conservadora, fechada.

Para que seus clientes sejam verdadeiramente convencidos a consumir seus produtos é preciso que você conheça bem todos os aspectos do marketing.

 

 

 

 

 


O cliente

Primeira regra: o cliente está sempre em primeiro lugar. Qualquer estratégia de marketing só terá efeito real se o cliente for encarado como centro do processo.

Chegar ao cliente com qualidade e antes dos outros deve ser meta principal para o crescimento de qualquer negócio.

Boas informações sobre os clientes são essenciais para aumentar os lucros. Reúna o maior número de informações e trace o perfil da sua clientela. Isso ajuda você a pensar produtos e serviços à frente no mercado.

Tipos de clientes

  • Cliente aliado: aquele que está tão satisfeito que recomenda sua empresa aos outros.
  • Cliente regular: é o cliente que compra sempre o seu produto. Eles são sensíveis ao preço e ao custo-benefício.
  • Cliente eventual: um novo cliente. Também sensível ao preço e ao custo-benefício.
  • Cliente potencial: aquele que pensa em comprar o seu produto ou o de uma empresa concorrente.
  • Cliente alvo: recebe as informações sobre seu produto por meio de anúncios, publicidade.
  • Cliente desconhecido: é aquele que não conhece a sua empresa.


Clientes gostam de ser ouvidos. Cativar um cliente e torná-lo fiel é muito mais barato do que conquistar novos clientes.
Para fazer isso, tenha sempre excelência de qualidade naquilo que oferece, contrate pessoal capacitado para compor sua equipe, tenha um serviço de pós-venda satisfatório, processe as encomendas com rapidez.

Os clientes que se queixam e são atendidos são mais fiéis do que aqueles que nunca se reclamaram.

 

 

 

 

 


Dicas de como conquistar um novo cliente

Conquistar novos clientes é fundamental para o crescimento de uma empresa. Para fazer isso preste atenção em algumas dicas.

  • Busque os clientes. Não fique de braços cruzados esperando eles aparecerem.
  • Responda a todos os pedidos de informação.
  • Comunique-se com antigos clientes e reconquiste-os.
  • Identifique clientes em potencial por meio de pesquisas.
  • Faça com que clientes fiéis tragam novos clientes para sua empresa.
  • Faça campanhas publicitárias eficientes.

Melhorar, diferenciar e consolidar

Todo produto tem um ciclo de vida que varia de produto para produto. Depois desse tempo, eles tendem a ficar ultrapassados e desaparecerem. Para que isso não aconteça é necessário modernizar.

O produto precisa ser melhorado constantemente. Mas como fazer isso? Melhorando design, acompanhando o avanço tecnológico, fazendo promoções.

Esteja sempre focado no cliente. Procure saber o que ele espera da sua empresa, acompanhe e diga a ele o que está sendo feito. Aperfeiçoe sempre para não fracassar.

Poucos produtos são exclusivos, por isso um pequeno detalhe pode ser a sua diferença. Algumas dicas de diferenciar dos demais.

  • Tenha serviço de entrega grátis.
  • Tenha estoque para promoções
  • Forneça amostras grátis.
  • Ofereça estacionamento grátis.
  • Promova assistência técnica ou atendimento gratuito.

Produtos conhecidos possuem vantagem competitiva. Procure o nome certo e transmita confiança. Esse é o ponto chave, pois quando um produto é de confiança o consumidor é fiel a ele.

A marca de uma empresa prestadora de serviço deve transmitir simpatia, criatividade e cortesia. A marca de um produto deve transmitir durabilidade, confiabilidade e utilidade, além de estética e boa aparência.

 

 

 

 

 


Propaganda e publicidade

Uma boa campanha publicitária divulga bem os produtos e faz os lucros aumentarem. Por isso, elas devem ser bem planejadas. Tenha objetivos definidos, monte uma boa estratégia e escolha os métodos certos para alcançá-los. Combine os veículos para tornar sua campanha eficaz. Utilize um pouco de cada um e permaneça na mídia.Procure jornais e revistas, rádio e TV. Escolha as publicações que atingem diretamente o seu público alvo, escolha um bom anúncio e negocie o melhor pacote.

Um bom planejamento estratégico permite que a empresa use da melhor maneira os investimentos e tenha seus lucros aumentados. Siga os passos seguintes para planejar.

  • Monte uma boa equipe.
  • Examine a situação na qual sua empresa se encontra.
  • Defina os pontos fracos e fortes e as ameaças e oportunidades que ela pode ter.
  • Explore os pontos fortes.
  • Aproveite as oportunidades.
  • Antecipe as ameaças.
  • Tenha objetivos desafiadores.
  • Calcule os custos.

     

 

 

Emprego e Renda 12-03-2012 Cursos

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