A importância de memorizar

Na era da informação, a palavra chave é memória. Saber usá-la de maneira eficaz é uma necessidade imprescindível para a vida social e profissional de

Na era da informação, a palavra chave é memória. Saber usá-la de maneira eficaz é uma necessidade imprescindível para a vida social e profissional de cada cidadão. Somos bombardeados por milhares de dados e, além de ser necessário saber filtrar o que é relevante, é preciso que se memorize aquilo que, de fato, contribui para o crescimento individual.

O cidadão precisa estar se reciclando profissionalmente na mesma velocidade em que as novidades vão surgindo para que não se torne obsoleto em seu trabalho. As relações inter-pessoais são valiosas para a vida social, ou seja, em qualquer aspecto uma pessoa do século XXI vai precisar assimilar muito mais conhecimentos do que seus antepassados. Para isso, é preciso saber como utilizar sua memória da melhor maneira possível para eliminar os possíveis “brancos”.

A maneira como a memória é ativada varia de pessoa para pessoa e como elas recebem esses estímulos. Algumas guardam o cheiro, outras são incentivadas pela visão, audição ou, ainda, pelo tato. Seja qual for a sua facilidade, uma forma eficaz de armazenar uma informação é retirá-la de ambiente natural, pois a mente pensa por meio de imagens e elas devem ser associadas por formas que sejam:

  • Desproporcionais
  • Exageradas
  • Em substituição
  • Com movimentação – Dinâmica
  • Sucessão de fatos
  • Proximidade entre e semelhança entre os elementos

Outras técnicas também são usadas como a associação, formação de imagens, criação de histórias. São diversos exercícios que podem contribuir para o melhor uso da sua memória e quanto mais você treina o cérebro melhor capacitada fica sua memória. 

O Sistema Seqüencial de Memorização

O Sistema Seqüencial de Memorização é uma das técnicas usadas para se memorizar palavras e consiste em ligá-las por meio de imagens seqüenciais. Uma imagem deve se ligar a outra de maneiras bizarras, incongruentes e improváveis. Segue abaixo um exemplo:

Com essa técnica você poderá memorizar listas imensas, mas vamos começar com dez itens em um tempo sugerido de 3 minutos. Primeiro, memorize cada palavra e depois em conjunto e escreva. Não se esqueça de deixar a imaginação fluir.

Imagine você com fome entrando em sua

Cozinha cor-de-rosa e escorregando em milhares de
Azeitonas que estão pulando, rindo e sujando a
Televisão que, nervosa e com raiva, se limpa na
Gravata ridícula de bolinhas amarelas que tenta enforcar o
Telefone que, correndo, cai em um barril cheio de
Açúcar com torrões enormes que fuma um
Cigarro fedorento com brasas caindo numa
Folha que começa a queimar e, gritando, se agarra na
Peruca horrorosa que corre dizendo “Sai de perto” com a
Língua babando e chamando você: “Socorro mamãe”.

Emprego e Renda 04-01-2012 Formação Profissional

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.