Como passar em concurso - tipos de inteligência

Cada um de nós tem um potencial que é só nosso. Incomparável. Inigualável. Portanto, não devemos nos comparar a ninguém; podemos sim seguir os bons

Cada um de nós tem um potencial que é só nosso. Incomparável. Inigualável. Portanto, não devemos nos comparar a ninguém; podemos sim seguir os bons exemplos, solicitar conselhos de pessoas inteligentes, mas tendo sempre em mente que somos únicos e que cada situação também é única e especial.

Pare de pensar na concorrência e confie em você, em seus atributos e vantagens competitivas.

Há um conceito de quem passa é porque é inteligente. Não é verdade, passa quem não desiste. Inteligente é aquele que assimila o processo mais rapidamente; é o que seleciona o programa, decide o que quer e estuda.

Os estudos indicam que todos nós temos um tipo de inteligência predominante; portanto, para determinada área uns são mais inteligentes que os outros. No entanto, é importante ressaltar que a vontade predomina sobre a inteligência. É ela que nos move e nos faz tomar atitude, ou seja, inteligência sem vontade de nada vale. Se você já tem vontade já tem meio caminho andado; agora é só procurar conhecer o seu tipo de inteligência para direcionar melhor seus estudos.

Hoje, sabemos que a inteligência não se mede e que há vários tipos de inteligências, cada uma aplicada a um campo do conhecimento. Essa é a teoria das inteligências múltiplas que afirma que todos somos capazes de aprender conteúdos de todos os campos, mas que cada um tem um tipo de inteligência mais desenvolvido.

Segundo Gamali Rodrigues, professora do curso Como Passar em Vestibular e Concurso, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, o segredo, então, é descobrir qual é o nosso tipo de inteligência, linguística, lógica, naturalista, musical, intrapessoal, interpessoal ou cinética, e explorarmos nosso potencial.

Analise e veja em qual dos tipos de inteligência já classificados você se encaixa:

Linguística: Se você tem facilidade com as palavras, comunica-se bem, escreve com desenvoltura, interpreta corretamente o que lê, gosta de ouvir e contar histórias, gosta de literatura; a inteligência linguística é o seu forte.

Lógica: Quem tem inteligência lógica compreende as representações e relações abstratas: são os que têm facilidades em matemática, física e outras matérias afins que exigem raciocínio lógico-matemático.

Naturalista: A inteligência naturalista é própria dos que têm maior percepção do ambiente natural e condições de interagir com a natureza e compreender seus segredos.

Musical: A inteligência musical é facilmente reconhecida nas pessoas que a possuem, e todos nós já ouvimos falar de alguém que, sem nenhuma formação musical, consegue tocar um instrumento.

Intrapessoal: A inteligência intrapessoal é atributo dos que buscam o autoconhecimento, têm mais autodomínio, são pessoas equilibradas que conhecem seu potencial, que sabem de suas qualidades e defeitos e que, por isso, exploram melhor suas potencialidades.

Interpessoal: A inteligência interpessoal é própria das pessoas que têm facilidade de compreender a alma humana, entender seus desejos e seus anseios, o que lhes permite seduzir pessoas. Estas são qualidades dos artistas, apresentadores e líderes conhecidos pelo carisma e magnetismo pessoal.

Cinética: Quem usa o corpo para trabalhar como os dançarinos, coreógrafos e atletas, bem como os que possuem habilidades manuais como os cirurgiões e mecânicos precisam ter o seu lado cinético mais desenvolvido. É a inteligência cinética. Estas pessoas aprendem melhor fazendo.

Com certeza, você se encaixa em um dos tipos citados ou até em mais de um tipo. Analise o mercado de trabalho, as suas condições, a sua base de conhecimentos; prepare-se bem, pois um aspecto que deve ser analisado com cuidado é se você tem reais possibilidades de passar em um concurso muito concorrido. Contar somente com a sorte sem ter base não adianta!

O E&R já publicou outra matéria sobre Como passar em concurso otmizando seus estudos. Confira!

Emprego e Renda 30-03-2012 Matérias

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.