Na física, resiliência é a propriedade que alguns corpos têm de retornar à sua forma original após sofrer uma deformação. Ao serem submetidos a situações adversas, como de temperaturas muito altas ou muito baixas, os materiais tendem a se alterar. Porém, poucos são os que conseguem retornar ao seu estado inicial.
No mundo empresarial, resiliência é um conceito de muita aplicação. No entanto, muitas pessoas ainda não sabem do que trata-se esse termo. Resiliência, no ramo da psicologia, é a capacidade que alguém possui de manifestar o máximo de sua inteligência, saúde e competência em ambientes de complexidade, instabilidade e pressão.
Momentos em que a empresa é obrigada a passar por processos de mudança ou quando enfrenta dificuldades financeiras são exemplos de circunstâncias que exigem enorme controle emocional por parte dos gestores e colaboradores.
Sendo assim, é fundamental que você esteja preparado para vivenciar situações como essas. A resiliência é algo que pode ser aprimorado. Fundamentos como frieza, paciência, autocontrole e segurança são muito importantes na hora de encarar adversidades.
É uma utopia pensarmos que no âmbito das organizações nunca haverá problemas. Por mais bem sucedida que seja uma empresa, por mais eficientes que sejam suas operações e suas estratégias, uma hora ela enfrentará momentos de instabilidade. Nesses momentos, entra o talento do gestor para lidar com pressões.
Devemos pensar na seguinte questão: quando estamos em uma situação complicada, em que algo ruim nos acontece, inevitavelmente, ficamos desanimados, lamentando o fato. Mas, ao permanecermos nesse estado, sem que haja reação da nossa parte, não evoluiremos, e sim, regrediremos.
O indivíduo que busca a evolução é aquele que absorve o mais rápido possível o insucesso, e já projeta maneiras de reverter a situação. Asseguro-lhes que reclamar da sorte, lamentar e sofrer não contribuirá com nada com seus objetivos.
O seu nível de resiliência reflete nas suas atitudes. É preciso que seu poder de reação seja suficiente para lhe dar a calma necessária nos momentos complicados e para que, além disso, você possar nortear sua equipe.
De acordo com Hélvio Tadeu Cury Prazeres, professor do Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa Parte 2, elaborado pelo CPT Centro de Produções Técnicas, a resiliência é uma característica muito importante na administração de conflitos e se configura como essencial para gerir melhor as pessoas e suas peculiaridades.
Enfim, a vida reserva dificuldades para todos nós, mas os que se diferenciam são aqueles que conseguem rapidamente continuar no caminho da luta, buscando efetivamente a contemplação dos seus sonhos.
Escrito por: Victor Monteiro Lopes