Resiliência: saiba o que é e como aprimorá-la

Na física, resiliência é a propriedade que alguns corpos têm de retornar à sua forma original após sofrer uma deformação. Ao serem submetidos a

Na física, resiliência é a propriedade que alguns corpos têm de retornar à sua forma original após sofrer uma deformação. Ao serem submetidos a situações adversas, como de temperaturas muito altas ou muito baixas, os materiais tendem a se alterar. Porém, poucos são os que conseguem retornar ao seu estado inicial.

No mundo empresarial, resiliência é um conceito de muita aplicação. No entanto, muitas pessoas ainda não sabem do que trata-se esse termo. Resiliência, no ramo da psicologia, é a capacidade que alguém possui de manifestar o máximo de sua inteligência, saúde e competência em ambientes de complexidade, instabilidade e pressão.

Momentos em que a empresa é obrigada a passar por processos de mudança ou quando enfrenta dificuldades financeiras são exemplos de circunstâncias que exigem enorme controle emocional por parte dos gestores e colaboradores.

Sendo assim, é fundamental que você esteja preparado para vivenciar situações como essas. A resiliência é algo que pode ser aprimorado. Fundamentos como frieza, paciência, autocontrole e segurança são muito importantes na hora de encarar adversidades.

É uma utopia pensarmos que no âmbito das organizações nunca haverá problemas. Por mais bem sucedida que seja uma empresa, por mais eficientes que sejam suas operações e suas estratégias, uma hora ela enfrentará momentos de instabilidade. Nesses momentos, entra o talento do gestor para lidar com pressões.

Devemos pensar na seguinte questão: quando estamos em uma situação complicada, em que algo ruim nos acontece, inevitavelmente, ficamos desanimados, lamentando o fato. Mas, ao permanecermos nesse estado, sem que haja reação da nossa parte, não evoluiremos, e sim, regrediremos.

O indivíduo que busca a evolução é aquele que absorve o mais rápido possível o insucesso, e já projeta maneiras de reverter a situação. Asseguro-lhes que reclamar da sorte, lamentar e sofrer não contribuirá com nada com seus objetivos.

O seu nível de resiliência reflete nas suas atitudes. É preciso que seu poder de reação seja suficiente para lhe dar a calma necessária nos momentos complicados e para que, além disso, você possar nortear sua equipe.

De acordo com Hélvio Tadeu Cury Prazeres, professor do Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa – Parte 2, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, a resiliência é uma característica muito importante na administração de conflitos e se configura como essencial para gerir melhor as pessoas e suas peculiaridades.

Enfim, a vida reserva dificuldades para todos nós, mas os que se diferenciam são aqueles que conseguem rapidamente continuar no caminho da luta, buscando efetivamente a contemplação dos seus sonhos.

Escrito por: Victor Monteiro Lopes

Victor Monteiro 09-08-2012 Matérias

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.