Como lidar com as influências

Influência. Eis aí um termo muito citado no mundo empresarial. Ouvimos muito que é preciso ter influência ou exercer influência para conseguirmos algo buscado. Trata-se de um fator preponderante para os objetivos das empresas e dos profissionais, assim como para os objetivos de vida pessoal.

Antes de aprofundarmos no assunto, farei a seguinte análise. Primeiro, busque na sua memória momentos em que você esteve em uma praia em um dia extremamente ensolarado. Você lembra o quanto a areia estava quente nesse dia? Asseguro a você que ela estava muito quente. Quente a tal ponto que, se você estivesse descalço, seria preciso correr para regiões de sombra para não queimar o pé.

Para que ela esquente dessa forma, basta que o sol aja por um curto espaço de tempo. Desse modo, podemos dizer que o comportamento da areia é facilmente influenciado pelo comportamento do sol. Em contrapartida, assim que o sol diminui sua intensidade, a areia rapidamente esfria novamente.

Já se analisarmos o comportamento da água do mar em relação ao sol, perceberemos uma clara diferença. Pois a água do mar, mesmo estando sob um sol muito forte durante o dia, pouco muda a sua temperatura. Somente a noite é que, às vezes, ela sobe um pouco a sua temperatura. Muitas vezes, nós nos deparamos com mares frios em dias de sol radiante.

É claro que fatores como correntes marítimas, clima do local, entre outros também influenciam esse comportamento da água. Mas a diferença da reação dos dois elementos( água e areia) no contato com o sol é explicada fisicamente pelo calor específico de cada um. A areia tem baixo calor específico, por isso não é difícil alterar sua temperatura. Já a água possui um calor específico maior, e, por isso, suas características prevalecem mais diante das influências externas.

Não vem ao caso aprofundarmos nos conceitos físicos, pois a abordagem que quero fazer disso é pautada na psicologia humana. Podemos imaginar que a areia é como alguém que sofre com a falta de posições firmes e ideias convictas, sendo constantemente influenciado. Já a água mostra-se como alguém de mais personalidade, que não abre mão facilmente de suas convicções e resiste mais a influências externas.

Assim como em todas as outras questões, também devemos ter sempre uma postura equilibrada no que diz respeito ao nosso nível de influência. Engana-se quem acha que ser influenciado é algo sempre negativo. O que transpõe essa linha do negativo/positivo é a intensidade com a qual você é influenciado e pelo o que ou quem você é influenciado.

Óbvio que não é legal que a todo tempo façamos nossas escolhas e tomemos nossas decisões baseadas em opiniões alheias. A ideologia própria deve ter um grau de considerável de prevalecimento ante as opiniões externas. Mas por outro lado, não podemos ignorar o próximo, subjugando nossos valores como superiores, afinal, somos apenas seres humanos em constante transformação.

O ideal é que lapidemos nossos valores extraindo o lado bom dos outros e conservando o lado bom que já nos é pertencente. Essa ponderação é o que leva ao sucesso e a uma compreensão melhor do mundo e das pessoas.

Segundo Hélvio Tadeu Cury Prazeres, professor do Curso “Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 1”, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, o espírito de equipe é fundamental para o sucesso, mas cada pessoa pode ser imprescindível a medida que, com suas peculiaridades, consigam colaborar com evoluções de ideias e conceitos.

No âmbito empresarial, estamos em constante contato com o bom, o ruim, o diferente. Para a montagem de uma equipe qualificada, é necessário que esses aspectos sejam percebidos o quanto antes e que a equipe seja lapidada, prevalecendo somente o que é bom e o que reflete boas influências.

Molde-se pelo que te agrega positivamente, no entanto, não abra mão de conservar os bons valores que estão impregnados na sua essência e no seu caráter. Influencie-se somente pelo o que realmente vale a pena e passe essa boa influência adiante. Gentileza gera gentileza, assim como bons valores geram valores melhores ainda.

Escrito por: Victor Monteiro Lopes

Victor Monteiro 16-01-2013 Matérias

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.