Curso Como Produzir Bolos e Biscoitos - Introdução

Nesse curso estaremos abordando a produção de bolos e biscoitos como forma de negócio. Trata-se de um ramo muito lucrativo e que tem uma boa aceitação por parte dos clientes.

As informações que constam nesse e nos próximos conteúdos são apenas uma pequena parte do curso "Como Produzir Bolos e Biscoitos" elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas.

O curso completo que o CPT oferece para a venda, conta com um manual com 266 páginas e filme com 66 minutos de duração. Confiram alguns trechos do manual!

Durante a década de 90, a cadeia agroindustrial do trigo passou por profundas transformações devido à desregulamentação do setor, abertura de mercado e início do plano real. Tais transformações apresentaram grandes reflexos no importante segmento de produção de bolos e biscoitos, fazendo com que novos produtos sejam constantemente lançados.

A fabricação de bolos e biscoitos é uma atividade desenvolvida por muitas famílias mineiras, especialmente, em algumas regiões do Estado, onde elas já descobriram que, além de atender às necessidades de consumo, esta atividade constitui uma importante alternativa de renda e valoriza a cultura e as tradições locais. Cada região tem os seus produtos mais característicos.

Nessa atividade, a EMATER-MG tem como objetivo apoiar os produtores para a diversificação e melhoria da qualidade de seus produtos, assegurando a compatibilidade da produção às normas e aos padrões de qualidade exigidos pelos consumidores e pela legislação de alimentos.

Na produção de biscoitos e bolos, as etapas de processamento devem ser rigorosamente controladas, para se obter produtos de qualidade com baixo custo.

Para a fabricação de biscoitos caseiros, os cuidados de higiene devem ser rigorosamente seguidos, estendendo-se às pessoas que fabricam o produto, às instalações e equipamentos, à matéria-prima e embalagens utilizadas.

O tipo, a qualidade e a proporção dos ingredientes são fatores determinantes da qualidade dos produtos fabricados. Outros pontos importantes também devem ser observados, tais como:

  • Temperatura dos ingredientes durante o preparo;
  • Ordem e métodos de misturar os ingredientes;
  • Temperatura e período de tempo para assar.

A qualidade de um produto está relacionada com o sabor, a textura, a aparência e outros fatores que dependem das interações entre vários ingredientes e condições de processamento. Dessa forma, serão apresentadas algumas tecnologias de fabricação de biscoitos e bolos, seguindo os procedimentos necessários para garantir a qualidade dos alimentos elaborados.

Veja também:

Curso completo de Como produzir bolos e biscoitos

Localização e construção

Segurança alimentar e higiene pessoal

Receita do biscoito de coco

Receita do bolo de cenoura

Mercado alvo

Aspectos legais do negócio

 


Victor Monteiro 16-01-2013 Cursos

Deixe um Comentário

Comentários

Silvana

24-10-2014

Olá, Adriana! Agradecemos pela visita e comentário em nosso site. Para maiores informações sobre o Curso CPT Como Produzir Bolos e Biscoitos, nossas consultoras entrarão em contato. Atenciosamente,

ADRIANA DE ARAUJO PAHANO

23-10-2014

gostaria de saber o preço e mais informaçoes sobre o curso de bolos e biscoitos