Curso Como Produzir Bolos e Biscoitos - Localização e construção

As Unidades de Processamento de Alimentos devem se situar em locais isentos de odores indesejáveis, fumaça, pó e outros poluentes. Suas dimensões devem ser suficientes para atender o objetivo visado, sem excesso de equipamentos ou de pessoal; devem ser construídos de tal modo que permitam a limpeza fácil e adequada e evitem a penetração e a permanência de insetos, pássaros ou outros animais daninhos. As dependências devem ser orientadas de tal modo que os raios solares, o vento e as chuvas não prejudiquem os trabalhos.

A área de manipulação de produtos alimentícios deve buscar, em primeiro lugar, a prevenção dos perigos microbiológicos, mas pode incluir considerações de segurança ocupacional, conveniências na manipulação e até de estética.

À medida que são manuseados, os alimentos devem passar por muitas operações, desde a primeira etapa de colheita ou produção primária até os estágios finais de distribuição, venda e manuseio, nos estabelecimentos de serviço de alimentação, ou em residências.

Devem ser considerados os seguintes aspectos higiênicos das áreas de operacionalização de alimentos. Em cada uma das categorias, existem grandes variações no tamanho e na extensão de manipulação.

De menor importância, com relação aos perigos microbiológicos, são as construções (incluindo piso, parede e câmaras de armazenamento), ventilação, localização da fábrica, disponibilidade de vestuários, iluminação e estradas.

As necessidades físicas variam de acordo com o tamanho e a extensão das operações. Por exemplo: um grande supermercado urbano necessita cumprir critérios mais exigentes de construção que um mercado rural que vende só produtos frescos. Para este, é suficiente ter mesas laváveis ou cepo de madeira para exposição e preparo, uma fonte de água potável e caixa para coleta de lixo.

 

Veja também:

Curso completo de Como produzir bolos e biscoitos

Introdução

Segurança alimentar e higiene pessoal

Receita do biscoito de coco

Receita do bolo de cenoura

Mercado alvo

Aspectos legais do negócio


Victor Monteiro 21-01-2013 Cursos

Deixe um Comentário

Comentários

Amelia de Sousa

24-08-2016

BOM DIA,SOU EMPRESÁRIA NO RAMO ALIMENTAR,EM ANGOLA(LUANDA)E TENHO UM PROGECTO PARA UMA FABRICA DE BOLOS E BISCOITOS DE MEDIA E LONGA DURAÇÃO. GOSTARIA DE BENEFICIAR DE TODA INFORMAÇÃO,FORMAÇÃO DISPONIVEL RELATIVAMENTE AO TEMA. ATENCIOSAMENTE AMÉLIA.

Resposta do Emprego e Renda

24-08-2016

Olá Amélia, Para mais informações cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo sobre fabricação de pães e bolos. Atenciosamente, Ana Carolina dos Santos