Saiba tudo sobre as finanças de sua empresa e acerte na tomada de decisão

Um dos principais fatores que propiciam o sucesso de uma empresa é a gestão adequada das suas finanças. A administração financeira analisa os números

Um dos principais fatores que propiciam o sucesso de uma empresa é a gestão adequada das suas finanças. A administração financeira analisa os números referentes à organização e por meio de alguns índices, permite que o gestor faça conclusões sobre o panorama econômico da companhia.

É necessário que se dê uma atenção especial a esse setor. Nele, os valores conseguem traduzir os resultados advindos de estratégias utilizadas pela organização.

No entanto, essa área não se resume a números e índices. Por trás de tudo isso, é preciso que análises micro e macroeconômicas sejam feitas. A economia é uma vertente diretamente relacionada às finanças. Por meio de compreensões acerca do mercado são feitas estimativas e previsões, que direcionam os rumos da empresa e indicam em qual caminho ela deve apostar.

Assim, podemos entender o quão importante é a tomada de decisões na administração financeira. É obvia a necessidade de se contar com uma equipe que tenha percepção e saiba prever as dificuldades e as oportunidades do mercado.

Existem ferramentas de suma importância para facilitar essa prática. Uma delas é o balanço patrimonial, que é essencial para que a análise seja bem sucedida. Se trata de um demonstrativo que esboça a situação completa da companhia naquele determinado momento. É composto por contas de nomes específicos, divididas entre ativos (bens e direitos) e passivos(obrigações).

Outro importantíssimo instrumento no auxílio das finanças é o demonstrativo de resultados. Nele são indicados as despesas e receitas da organização por um período específico, mostrando se ela apresentou lucro ou prejuízo.

Ao se ter o esboço dessas informações, pode-se calcular índices relevantes, como, indicadores de liquidez, de rentabilidade, de alavancagem, entre outros. Feitos todos esses cálculos, já poderão ser realizadas as análises financeiras que são de grande importância para empresa.

De acordo com Hélvio Tadeu Cury Prazeres, professor do Curso Administração Financeira na Pequena empresa, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, a análise correta desses fatores financeiros são preponderantes na criação de estratégias de vendas, de investimentos e de muitas outras operações da empresa.

Com todas essas conclusões, fica claro para você que já tem ou pretende ter um empreendimento, que o ramo financeiro é crucial para o destino das organizações. Cabe a você conhecer ao máximo essa área, sempre buscando associá-la ao mercado e seus desdobramentos econômicos.

Acredite, um bom rendimento nesse setor, já é suficiente para que sua empresa resolva grande parte dos seus problemas e possa se aproximar do sucesso.

Escrito por: Victor Monteiro Lopes

 

Victor Monteiro 06-08-2012 Matérias

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.