A hospedagem é considerada a atividade central e básica num hotel. Cabe ao pessoal do hotel exercer a plena hospitalidade e criar uma atitude que permita satisfazer o hóspede e garantir a sua fidelização.
Os departamentos diretamente ligados à hospedagem são a Recepção e a Governança.
Recepção
A atuação da recepção irá determinar diretamente a realização das metas de lucratividade e de prestação de serviços aos hóspedes. A recepção gera uma grande quantidade de informações que são essenciais para a tomada de decisão da gerência, como a previsão de demanda de apartamentos, a acomodação dos hóspedes e a coleta dos pagamentos.
A recepção deve classificar e apresentar os dados que estão em suas mãos ao gerente geral, para auxiliar na tomada de decisões. O trabalho eficiente do pessoal da recepção é fundamental para o bom desempenho do papel do gerente geral.
O atendimento eficiente do pessoal da recepção é essencial para a fidelização dos clientes.
O gerente geral do hotel precisa saber o que deve ser esperado de uma recepção bem administrada, por isso, deve se inteirar das funções que são realizadas nesse setor.
Cabe à recepção do hotel o desempenho de uma série de tarefas relacionadas à entrada dos hóspedes, sua permanência e sua saída.
Governança
A limpeza e organização dos apartamentos e de todas as áreas do hotel são consideradas os pontos mais importantes para os hóspedes, quando avaliam a qualidade do hotel. A responsabilidade por manter tudo limpo e organizado cabe ao departamento de governança.
As áreas comuns, como áreas de lazer, corredores, saguões, banheiros e outros; os apartamentos; a rouparia e a lavanderia estão sob a responsabilidade da governança.
A governanta executiva é a gerente desse departamento. Ela comanda as supervisoras, as camareiras, os faxineiros e os funcionários da rouparia e da lavanderia.
O gerente geral deve contar com a experiência profissional de uma boa governanta executiva, que possa selecionar bons funcionários para seu setor e treiná-los.
A governanta deve ser capaz, também, de gerenciar a rouparia e o estoque de equipamentos e de produtos de limpeza.
Veja também:
Curso "Como Administrar Hotéis" completo:
Introdução |
Segmentação de Mercado |
Recursos Humanos |
Eventos e Lazer |