Amplie sua arena e torne seus talentos mais evidentes

Você realmente se conhece bem?  Já se perguntou como as pessoas a sua volta o avaliam?  É comum distorcermos nossas percepções para

Você realmente se conhece bem?  Já se perguntou como as pessoas a sua volta o avaliam?  É comum distorcermos nossas percepções para sentirmo-nos mais competentes do que na verdade somos. A maioria das pessoas tende a exagerar suas habilidades e minimizar suas falhas. Isso nos leva a ver o mundo não como ele é, mas como gostaríamos que fosse. Estas distorções normalmente causam frustração e tristeza. Uma boa maneira de diminuir esses autoenganos é usar a Janela de Johari. Trata-se de uma ferramenta que ajuda a conceituar o processo de percepção de um indivíduo em relação a si mesmo e as outras pessoas.

Na janela da arena, encontram-se os comportamentos conhecidos pela própria pessoa e por aqueles que com ela convive. Nessa área, portanto, estão as características de sua personalidade que são de conhecimento público. A arena aumenta de tamanho à medida que cresce a confiança entre a pessoa e seu grupo de trabalho ou entre ela e seu círculo íntimo. Quanto mais informações forem compartilhadas, maior será a arena.

Qualquer profissional deveria aumentar sua arena no ambiente de trabalho, pois seus talentos ficarão mais evidentes e poderão ser melhor utilizados tanto pelo indivíduo como pela empresa. Os pontos negativos também ficarão expostos, dando oportunidades de ajustes. Quando a arena é maior que as outras janelas (mancha cega, fachada e desconhecido), dificilmente a pessoa é subaproveitada ou superestimada profissionalmente.

Uma amiga certa vez passou em um concurso extremamente concorrido para trabalhar em uma empresa pública. Com isso obteve bom salário, estabilidade no emprego, aposentadoria integral, previdência complementar etc. Seria o emprego perfeito? Não para todo mundo. Após alguns meses ela se sentia insatisfeita e concluiu que o trabalho exigia menos desafios do que estava acostumada. A partir dessa reflexão, ela começou um processo de autoanálise para decidir qual seria a profissão ideal para alguém como ela. Fez sessões de coaching, pediu opinião de quem a conhecia bem, estudou os prós e contras e decidiu demitir-se para abrir uma empresa de consultoria. Passados alguns anos ela está realizada profissionalmente trabalhando por conta própria. O autoconhecimento a ajudou a tomar essa difícil decisão, mas também foi determinante o fato de que as qualidades que possuía eram reconhecidas por muitas pessoas que a ajudaram numa escolha tão importante.

As outras três janelas são: a mancha cega, onde estão as informações ignoradas pela própria pessoa, mas conhecidas por quem com ela convive; a fachada, áreas da personalidade que o indivíduo conhece sobre si próprio, mas que não são conhecidas pelas pessoas com as quais convive; e o desconhecido, onde estão os fatores da personalidade desconhecidos pela pessoa e pelos outros a seu redor.

O grande objetivo de usar a Janela de Johari é reforçar seu autoconhecimento para saber quais são os seus verdadeiros talentos e usá-los a seu favor. Portanto, aumente a sua arena, posicione-se de uma maneira mais transparente e saiba interpretar, de maneira construtiva, a opinião dos outros ao seu respeito. Só assim você saberá analisar se a empresa em que você trabalha ou gostaria de trabalhar é adequada para você, e se você é o profissional certo para ela.

Eduardo Ferraz é consultor em Gestão de Pessoas há 21 anos e especialista em treinamentos usando como base a Neurociência comportamental. Acumula mais de 30.000 horas de experiência prática em empresas de vários segmentos.

Victor Monteiro 07-11-2012 Artigos

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