Planeje e saiba o que fazer com o décimo terceiro

Antes de pensar no que fazer com o décimo terceiro, você deve estudar o orçamento familiar em seus pormenores e seguir um planejamento.

Antes de pensar sobre o que fazer com o décimo terceiro, você deve estudar o orçamento familiar em seus pormenores e seguir um planejamento

Fim de ano chegando e todos na expectativa de receber o décimo terceiro. Inclusive, a essa altura, muitos já receberam parte do valor. Mas aí fica a pergunta: como gastar o 13° salário ou o que restou dele? A resposta é simples: com planejamento. Isso mesmo! Para alcançarmos nossos objetivos, temos de planejar, temos de seguir os princípios que envolvem a educação financeira. Enfim, temos de nos educar financeiramente, para realizarmos nossos sonhos. Caso contrário, podemos nos perder no caminho e nos endividar. E você não quer isso, não é mesmo?

Antes de pensar sobre o que fazer com o décimo terceiro, você deve estudar o orçamento familiar em seus pormenores. Com isso, pode avaliar melhor seu quadro financeiro para saber se pode gastar esse dinheiro ou se deve investir em fundos de investimento mais estáveis.  

Se você estiver endividado:

Se você já se comprometeu com um valor a ser pago mensalmente, como parcelamento de compras no cartão de crédito ou financiamento de veículos, o melhor a fazer é usar o décimo terceiro para diminuir essas dívidas (ou até mesmo quitá-las). Além de você adiantar as parcelas e encurtar a dívida, você pode negociar com os credores.  Mas é preciso cautela, pois o credor só deve ser procurado quando você souber qual capital terá disponível para a negociação.

Se você estiver inadimplente:

A falta de planejamento financeiro pode gerar outra situação de endividamento, só que mais séria: a inadimplência.  A pessoa torna-se inadimplente quando não consegue realizar o pagamento da dívida dentro de um prazo predeterminado. Como resultado, vêm as cobranças e, muitas vezes, o nome da pessoa é adicionado à lista de devedores de alguns órgãos (Serasa e SPC). Um meio de minimizar esse quadro é utilizar o 13° salário para negociar essas dívidas. Mas avalie bem suas finanças e planeje bem como negociar com seus credores para que todos cheguem a um consenso.

Se você tiver as finanças em dia:

Caso você esteja equilibrado financeiramente, parte do 13° salário pode ser utilizada para realizar seus sonhos, como uma viagem em família. A outra parte deve ser sua reserva financeira. Mais uma vez, é necessário seguir um planejamento para continuar com suas finanças em dia. Portanto, se for viajar, tente pagar tudo à vista. Lembre-se de que, nos dias de hoje, com a economia instável, é muito fácil ser mais um dos inúmeros endividados e inadimplentes do país.

Se você for poupador:
 
Se você é alguém que poupa, que investe no futuro, parabéns! Mesmo investindo pequenos valores, não deixe nunca de poupar. Aplique parte do décimo terceiro em fundos de investimento mais estáveis. Caso pretenda trocar de carro ou quitar um imóvel, faça isso à vista. Aproveite o 13° e realize seu sonho, mas faça isso com planejamento.

Por Andréa Oliveira.

Fonte: Reinaldo Domingos - presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros.

 

Andréa Oliveira 08-12-2015 Artigos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.