Estratégias para manter o consumidor

A empresa que acompanha as mudanças do mercado e analisa o comportamento do consumidor consegue conquistar e manter clientes.

Uma característica bastante comum do consumidor é buscar preços acessíveis ao bolso


A empresa que acompanha as mudanças do mercado e analisa o comportamento do consumidor consegue conquistar e manter clientes. Atualmente, uma característica bastante comum do consumidor brasileiro – vive “cara a cara” com a crise econômica, é buscar preços acessíveis ao bolso. Mesmo se a crise acabar, ele continuará com esse hábito, pois aprendeu a discernir o que é necessário do que não é.

Esse comportamento não acompanha somente os brasileiros, mas também os europeus - que já passaram por tempos de recessão. Na Europa, os consumidores continuaram a pagar menos por determinados produtos, sem voltar aos antigos hábitos (durante a crise). Lá, muitas empresas seguiram o novo comportamento do consumidor e passaram a oferecer produtos a preços menores, com promoções exclusivas. Como resultado, elas mantiveram seus clientes.

Pesquisas recentes afirmam que 59% dos consumidores brasileiros reduziram as compras e 66% buscaram preços mais acessíveis em todas as áreas. A maioria passou a poupar nos artigos de limpeza e perfumaria, além de procurar por produtos com maior percepção de valor. Agora o consumidor avalia antes de pagar por determinado produto. Ele prefere o de qualidade semelhante, mas com menor preço – em especial, o que possui desconto ou está em promoção.

Então, quais as melhores estratégias para manter o consumidor nos dias de hoje?

->Valorize os clientes antigos e os mantenha fiéis à sua marca. Estudos mostram que esse tipo de consumidor proporciona à empresa retorno sobre o investimento sete vezes maior do que aquela que tenta conquistar clientes da concorrência. Mas para “segurar” esses clientes, é preciso inovar nos produtos, fazer promoções, dar descontos – certamente, eles farão novas compras.

->Faça uma pesquisa do perfil do consumidor dos produtos e/ou serviços de sua empresa. Avalie os detalhes coletados e veja as principais necessidades e prioridades destes clientes. Com isso, você terá uma visão mais abrangente do comportamento de compra dos consumidores e saberá separar os produtos básicos dos supérfluos – assim como fazem os clientes.

->Potencialize a percepção do cliente em relação à sua marca. Ele deve estar convencido de que sua marca é a melhor e o preço cobrado por ela é justo. Para isso, a capacitação de sua equipe com técnicas de vendas é algo de fundamental importância. Portanto, invista em cursos e treinamentos. Os resultados serão surpreendentes.

Por Andréa Oliveira.

Fonte: Revista PEGN.

 

Andréa Oliveira 10-05-2016 Artigos

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