Vença o medo de falar em público com algumas atitudes

Não veja a apresentação como um pesadelo, um infortúnio. Encare-a como uma oportunidade, como algo que agregue valor a seu repertório profissional.

Mostraremos a você algumas atitudes que o farão vencer o medo de falar em público

Você é um dos melhores profissionais da área e foi convidado para fazer uma palestra em uma empresa bem-conceituada no mercado. Todos aguardam ansiosos o dia, mas você está prestes a surtar. O coração bate acelerado, as mãos suam frio, a ansiedade aumenta e você entra em pânico. Mas o que está acontecendo se você é especialista no tema a ser abordado na apresentação? Simples, algo bastante comum em muitas pessoas: o medo de falar em público. Para ajudá-lo, mostraremos a você algumas atitudes que o farão vencer esse medo e fazer um show de apresentação.

Segundo Rodrigo Moreira, professor do Curso a Distância CPT Como Falar em Público, disponível , atualmente, por estarmos cada vez mais inseridos em um ambiente globalizado e conectado, temos grande dificuldade de nos comunicarmos em situações que exigem este comportamento. Falar em público deixou de ser uma função de professores, religiosos, políticos e advogados e passou a ser uma necessidade da maioria das pessoas.

A fobia de público é algo patológico e afeta todo o organismo do indivíduo. Quando isso acontece, a pessoa perde o foco e a atenção se concentra apenas em se acalmar. De repente, surge o grande vilão: o branco - pois a pessoa se desligou da mensagem. Como resultado, a apresentação vira um fiasco. Mas para evitar esse desastre, há algumas atitudes que eliminam nosso medo de falar em público.

De acordo com Rogério Chequer, empreendedor da SOAP - State of the Art Presentations, primeiramente, durante a apresentação em público, você deve ser o que aparenta ser e não o que realmente é. Essa atitude já ajuda bastante a combater o medo da audiência. Mas existem outras atitudes essenciais para que você se torne expert em apresentações, com desenvoltura e tranquilidade. Mas quais são elas?

Para ter segurança, é preciso saber tudo sobre o tema da apresentação – todos os pormenores e minuciosidades. Lembre-se de que, na audiência, surgirão perguntas e você deve ter tudo bem planejado em sua mente para respondê-las com propriedade. Portanto, treine muito antes da palestra. Simule com amigos ou familiares, como se fosse o dia da apresentação.

Não veja a apresentação como um pesadelo, um infortúnio. Encare-a como uma oportunidade, como algo que agregue valor a seu repertório profissional. No dia da palestra, vá com pensamentos positivos – não deixe que ideias negativas deixem você nervoso. Elas são uma ameaça à sua audiência. Pense que a apresentação será um sucesso e siga com motivação, energia e alegria.

Antes da palestra, faça exercícios de respiração - inspire e expire profundamente e devagar. Isso ajuda a oxigenar o cérebro para que sua concentração se potencialize. No momento da apresentação, você estará mais calmo e poderá organizar melhor as ideias. Lembre-se também de fazer momentos de pausa – isso evita os vícios de linguagem, como “né” e “então”. Além disso, as pausas reduzem o ritmo de quem fala rápido e demonstram segurança ao público.

Fonte: Exame Abril.

Salvar

Andréa Oliveira 03-09-2016 Artigos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.