Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 2 - Administração do Tempo

Comece o dia pensando no tempo que você tem para fazer, e não naquilo que vai fazer. E você consegue este resultado tendo em mãos algum formulário correto sobre eficácia do uso de seu tempo. Há muitos deles, porém, um que é muito simples de ser usado e de ótimos resultados é o Urgente/Importante.

Conheça os principais disperdiçadores de tempo:

a)Comunicação:

*Reuniões desnecessárias: os horários do início e fim das reuniões devem ser obrigatoriamente avisados na convocação de reunião - por escrito. O assunto da reunião deve ser de conhecimento de todos os participantes, evitando-se que deixem para trás relatórios, materiais e objetos essenciais, que, em consequência, irão formar pendências.

*Rumores, boatos e outro tipo de comunicação denominada de patológica.

*Excesso ou falta de informações, "ruídos" na comunicação, e meios inadequados de se comunicar ou informar.

b)Tomada de decisão:

*Procrastinação - ato de adiar o que deve ser feito.

*Insegurança adquirida na infância.

*Falta de confiança nas outras pessoas e em si próprio.

*Autodefesa - o mundo é imprevisível.

*Desconhecimento do assunto, produto ou objeto em questão.

*Criar comissões somente para examinar determinada responsabilidade para outros.

*Falta de autonomia.

*Desconhecimento do processo.

c)Direção:

*Ausência de objetivos, delegação inadequada e pouco eficaz.

*Ocorrência de conflitos, problemas pessoais não-administrativos.

*Falta de trabalho de equipe.

*Visão míope das oportunidades.

d)Planejamento

*Falta de planejamento em longo prazo.

*Nenhum planejamento.

*Não-cumprimento do planejado.

*Desconhecimento das etapas, metas e objetivos do superior ou subordinado.

*Ausência de visão sistêmica e conhecimento da gerência de processos.

e) Controle

*Dificuldades em controlar visitantes inesperados.

*Más condições de saúde - sua ou de seus colegas, subordinados, chefes.

*Excesso de erros, desperdícios de tempo e materiais.

*Descontrole da qualidade do produto, do excesso de turn-over, absenteísmo etc.

*Falta de manuais e procedimentos padronizados.

*Excesso de controles ou normas que são feitas para se abrir exceção.

A prática de bons hábitos melhora os resultados positivos no uso de seu tempo. Hábitos representam o alicerce da administração de tempo. De nada adianta o reconhecimento de regras, técnicas e conceitos, se não soubermos desenvolver hábitos adequados de planejamento, uso e controle do nosso tempo. Uma coisa é saber o que fazer, e outra é como fazê-lo. A ponte entre o conhecimento e a prática é o hábito.

Se você deseja melhorar o uso de seu tempo, aumentar sua eficácia e produtividade, ter maior domínio e controle de seu trabalho, diminuir as tensões internas e as pressões externas e ter mais tempo para si, você terá que rever suas práticas de trabalho. E essa não é uma tarefa simples, e exige esforço.

Veja também:

Curso completo "Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 2"

Administração de conflitos
Os direitos do empregado
A relação empregador e empregador

 

Emprego e Renda 19-06-2013 Cursos

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