Um funcionário custa para a sua empresa muito mais do que o salário que você paga a ele todos os meses. Por isso, para evitar surpresas desagradáveis, é muito importante que você conheça todos os direitos que o seu funcionário tem, e quanto vai lhe custar tudo isso.
Dentre os principais gastos, estão o Fundo de Garantia por tempo de Serviço, vale-transporte, décimo terceiro salário, adicional de um terço sobre o salário do mês de férias e os respectivos recolhimentos sobre tal valor. Somados, todos esses gastos podem alcançar mais de 100% sobre o salário do trabalhador. Isso sem contar um eventual plano de saúde privado e outros benefícios adicionais.
(1)Contribuição para financiar a aposentadoria especial e os benefícios concedidos a trabalhadores de acordo com o grau de incidência de incapacidade de trabalho decorrente dos riscos ambientais. A alíquota varia conforme risco de acidente de trabalho da atividade da empresa. Pode ser de grau leve (1%) médio (2%) ou grave (3%). No exemplo acima, considerou-se grau leve (2%).
(2)Contribuição destinada ao financiamento do salário-educação e de entidades como Incra, Senai, Sesi, Sesc, Senac, Sebrae, DPC, Fundo Aeroviário, Senar, Sest, Senat, Sescop.
(3)8% da contribuição para o FGTS e 0,5% de contribuição social válida entre outubro de 2007 e setembro de 2006.
(4)Foram considerados quatro vales-transporte diários, com valor unitário de R$1,70 e 20 dias úteis no mês, totalizando uma despesa mensal de R$ 136,00. O empregado arca com até 6% de sua remuneração (neste caso, R$ 60,00). O que passar disso, corre por conta da empresa (R$ 136,00 R$ 60,00 = R$ 76,00).
Fonte: Coleção Guia Prático n° 3 Empresas & Negócios, como Administrar os funcionários da sua empresa, Editora Globo.
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