O foco na atividade em pequenas empresas rurais

Estar focado significa ter uma atividade prioritária na propriedade e tê-la em mente todo o tempo.

Estar focado significa ter uma atividade prioritária na propriedade e tê-la em mente todo o tempo.

O planejamento estratégico é o tema do módulo anterior do nosso curso e é essencial para qualquer empreendedor rural que pretenda levar adiante a atividade agropecuária com sucesso. Não há como operar a empresa com objetivo de obter rentabilidade, sem fazer planejamento corretamente e, principalmente, utilizar técnicas corretas.

Estar focado significa também vivenciar cada detalhe do trabalho, manter-se informado, relacionar-se com as pessoas do meio, estar atento às novidades tecnológicas e mercadológicas e olhar o negócio com muita atenção sempre.

Foco x Estratégia

Se considerarmos que a administração de uma propriedade rural pode ser definida como um esforço coletivo de proprietários, técnicos e funcionários, por meio do qual se busca atingir uma meta estabelecida previamente. Nesse processo, busca-se fazer um balanceando do potencial produtivo da propriedade, do nível de investimento a ser efetuado, da valorização patrimonial e do resultado econômico esperado das atividades propostas. Por isso, uma boa administração é uma tarefa complexa que requer tempo, disciplina, paciência, conhecimento e, principalmente, muita dedicação e trabalho.

O foco na atividade tem grande importância porque permite uma compreensão do todo da atividade. Entretanto, muitos são os proprietários que estão dispersos, o que dificulta atingir os objetivos traçados.

Foco x Diversificação

Em todo negócio a diversificação é importante. Como veremos adiante, a diversificação permite que a propriedade não fique excessivamente dependente de uma única fonte de renda. Entretanto, como discutimos no módulo sobre planejamento estratégico, no início da maioria dos empreendimentos, especialmente quando os recursos são poucos, o empreendedor tem de ganhar escala, trabalhar com pouco dinheiro, ter uma equipe enxuta, o que só é possível se mantiver o foco numa atividade principal e não se preocupando em diversificar em demasia.

Em um ambiente cada vez mais competitivo o empreendedor deve ter como meta se tornar o melhor em sua área de atuação, o que será conquistado mais facilmente com foco total na atividade principal, procurando resistir à tentação de novos projetos. Ao focar, você poderá conhecer cada vez mais o seu modelo de negócios, desde os insumos, até as práticas culturais e a comercialização dos produtos, podendo buscar formas inovadoras de tornar o negócio rentável, além de poder se antecipar a problemas.

Além disso, você terá condições muito melhores para, eventualmente, em caso de necessidade, validar ou reformular sua abordagem, sua visão sobre as formas corretas de atuar na atividade.

Você também terá condições de aperfeiçoar seu produto com base na avaliação dos clientes, aumentando a satisfação deles, garantindo uma comercialização em condições mais favoráveis.

Como se manter focado?

Não há dúvida de que, quanto mais você souber sobre a atividade que desenvolve, naturalmente, tenderá a se envolver mais com seu desenvolvimento. Então, deve ser uma iniciativa sua buscar informações a respeito, por meio de cursos, palestras, leitura de livros, revistas, audiovisuais, contato com outros empreendedores de sucesso, entre outros. A partir dessa iniciativa, um horizonte enorme tende a se abrir para você, porque o conhecimento leva ao questionamento, que, por sua vez, leva novamente à busca de mais conhecimento, uma coisa levando a outra, num ciclo positivo para o empreendedor e para o empreendimento.

Outro aspecto importante é estar presente na propriedade e vivenciar junto com a equipe de trabalho a rotina do processo de produção. Quanto mais o proprietário conhece sua propriedade e as atividades que nela desenvolve, dentro de um projeto empresarial, mais terá condições de avaliar as condições locais e operacionais. E com isso poderá interferir de forma direta com maior segurança e melhores condições de êxito. Mais uma vez temos aí um ciclo virtuoso: quanto mais você conhece sua propriedade, tenha certeza, mais facilidade terá para compreender os processos e identificar problemas a serem solucionados, o que, por sua vez, certamente o levará a detalhar ainda mais seus conhecimentos sobre tudo o que se passa no empreendimento. Portanto, esteja presente, inspecione, observe com atenção, veja os detalhes de cada atividade, esteja ligado em todos os aspectos que se refiram à rotina de trabalho de sua propriedade.

O mais interessante nesse processo de focalização da atividade é que, juntando o maior conhecimento sobre a cultura desenvolvida e as técnicas utilizadas, com o conhecimento detalhado da propriedade e do trabalho da equipe, você certamente estará cada vez mais em condições de tomar decisões acertadas sobre cada detalhe operacional das atividades desenvolvidas. E com isso terá melhores condições para tornar a propriedade mais rentável.

Continue acompanhando as próximas publicações:

-Como maximizar a ocupação da área agricultável em pequenas empresas rurais

-Novas tecnologias em pequenas empresas rurais

Paula Martins 06-08-2013 Cursos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.