Curso Cozinha Mineira - Surgimento e características principais

Os portugueses vieram em busca de ouro e pedras preciosas e aqui encontraram os índios que os ensinaram a colher da terra o que ela ofertava; colhiam

Os portugueses vieram em busca de ouro e pedras preciosas e aqui encontraram os índios que os ensinaram a colher da terra o que ela ofertava; colhiam milho, mandioca, batata e mel. Mais tarde, vieram os negros que, como os índios, não conheciam o sal nem o açúcar, e dão sua contribuição para a culinária. O português passou fome até se adaptar e começar suas pequenas e rudes culturas.

O encontro de raças e culturas diferentes resultou na culinária mineira, que foi se enriquecendo com o passar dos anos; começando pelo angu com feijão; carne de porco; carne de frango; mais tarde viria o arroz e a carne de boi. Assim, Minas foi crescendo no rastro das entradas e bandeiras.

Os tempos passaram, os costumes evoluíram e a culinária mineira, ao invés de perder suas características, ganhou status e destaque internacional, e os restaurantes especializados em cozinha mineira se multiplicaram em estalagens, hotéis-fazenda, pousadas e também nas cidades, onde as pessoas buscam resgatar um pouco das tradições.

Minas é grande e grandes também são as variações culinárias, pois as receitas apresentam ligeiras modificações de uma região para outra e até de uma cozinheira para outra; o uso da gordura de porco, que é tradicional na cozinha mineira, também é um exemplo; alguns culinaristas e empreendedores fazem questão de preparar os seus pratos com ela; outros já se renderam à modernidade e aos novos conceitos, e preparam as receitas com óleo vegetal.

Com o grande crescimento do turismo rural no Brasil, muitos proprietários de sítios e fazendas estão explorando suas propriedades e montando restaurantes rurais, hotéis-fazenda, pesque-pagues, haras e outros empreendimentos ligados ao campo. É cada vez mais comum encontrarmos no meio rural restaurantes e lojas de souvenirs onde são comercializados picles, compotas, cachaça, artesanato local e outros elementos da agroindústria.

Pesquisas realizadas com turistas em hotéis-fazenda e restaurantes turísticos rurais, filiados à AMETUR - Associação Mineira de Empresas de Turismo Rural – indicam que a gastronomia é o atrativo que gera maior expectativa junto aos hóspedes visitantes e, por conseguinte, um elevado nível de exigência.

A satisfação plena desse serviço determina o retorno do cliente e garante a viabilidade econômica do empreendimento, além de ser um forte diferencial. Aos que desejam encarar a cozinha mineira como um negócio, são necessários recursos e qualificação profissional para se atingir um padrão de excelência, além de um gerenciamento eficaz.

A comida mineira é antes de tudo deliciosa. Outra característica é a sua simplicidade que a faz ser apreciada por todos, pois tem como base produtos da terra, fáceis de encontrar; é, também, uma comida que sustenta; outro aspecto é que seus ingredientes são baratos o que a torna interessante para o empreendedor.

Sabendo disso, o CPT - Centro de Produções Técnicas desenvolveu o curso "Cozinha Mineira" , que oferece toda a capacitação necessária para quem deseja investir nesse ramo. Além de auxiliar na gestão do negócio, o curso disponibiliza vídeos de como preparar diversas receitas pertecentes a essa culinária, comidas salgadas e doces, e bebidas.

Famosa como a mais característica do Brasil, a cozinha mineira agrega sabor, história, simplicidade e tradição.

Para os mineiros, o dia começa logo com um bom cafezinho, pão e queijo (ou pão de queijo). É na cozinha, inclusive, que a vida mineira revela suas influências mais variadas, como as africanas e indígenas.

As características interioranas e hospitaleiras de Minas Gerais proporcionaram a cultura das reuniões familiares, das festas e dos banquetes extraordinários, elaborados com produtos típicos do local, como queijo, fubá, quiabo, couve, carne de porco e de galinha.

A simplicidade e o sabor marcante da culinária mineira estão intimamente ligados à cultura da população do período colonial que iniciou essa prática através das cozinheiras das grandes fazendas. O modo de preparo simples e os temperos da terra garantem o preparo de pratos típicos, ricos e variados.

Veja também:

Curso completo de Cozinha Mineira:

Localização e instalação do restaurante

Aprenda a fazer feijão tropeiro

Aprenda a fazer quindim

Aprenda a fazer o licor de pequi


Victor Monteiro 05-11-2012 Cursos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.