Treinamento é o processo de desenvolver qualidades nas pessoas para capacitá-las a serem mais produtivas e contribuir melhor para o alcance dos objetivos organizacionais.
Aprendizagem significa uma mudança no comportamento da pessoa através da incorporação de novos hábitos, atitudes, conhecimentos e destrezas. Fala-se muito em aprendizagem organizacional para se referir a uma cultura de aprimoramento das pessoas que predomina nas empresas bem sucedidas.
Através do treinamento e do desenvolvimento, a pessoa pode assimilar informações, desenvolver habilidades, atitudes e comportamentos diferentes e elaborar conceitos abstratos.
O treinamento é um processo cíclico e contínuo composto de quatro etapas a seguir.
1. Diagnóstico
É o levantamento das necessidades de treinamento a serem satisfeitas. Essas necessidades podem ser passadas, presentes ou futuras.
2. Desenho
É a elaboração do programa de treinamento para atender às necessidades diagnosticadas.
3. Implementação
É a aplicação e condução do programa de treinamento.
4. Avaliação
É a verificação dos resultados obtidos com o treinamento.
Na realidade, as quatro etapas do treinamento envolvem o diagnóstico da situação, a decisão quanto à estratégia para a solução, a implementação da ação e da avaliação e o controle dos resultados das ações de treinamento.
Veja também:
Curso completo "Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 1"
Introdução |
Comunicação eficaz |
Liderança eficaz |
Motivação |