Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 1 - Comunicação Eficaz

Comunicação exige respeito ao ponto de vista do outro, mesmo que não seja igual ao nosso. Frequentemente, nós rejeitamos o ponto de vista dos outros porque achamos que é só o nosso que é certo. Isto porque nós confiamos demais na nossa capacidade de saber o que é certo e o que é errado.

Comunicar é repartir, tornar comum, harmonizar, entender e entender-se. Para comunicar é preciso:

*Saber que o nosso julgamento não é infalível.

*Respeitar o julgamento dos outros.

Quantas coisas nós julgamos absolutamente certas e acabamos achando erradas quando mudamos nosso ponto de vista; e, como vimos, o nosso ponto de vista muda muito, influenciado por inúmeros fatores como o enquadramento ou o meio ambiente em que observamos o fato; pela nossa própria experiência, pela nossa situação anterior.

Outro ponto que influencia o nosso ponto de vista e também o muda é o grupo em que vivemos ou em que trabalhamos. O grupo nos dirige para melhor ou pior.

Entendendo que não somos infalíveis, fica mais fácil respeitar a opinião dos outros, ouvir com atenção e julgar com cuidado antes de aceitá-la ou rejeitá-la. Sem respeitar o próximo, não há comunicação, não há divisão de interesses.

Dessa forma, encontramos o meio de falar a mesma língua e de fazer do nosso trabalho não uma torre de discórdias, mas uma torre de eficiência na comunicação.

Veja também:

Curso completo "Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 1"

Introdução
Treinamento
Liderança Eficaz
Motivação

 

 


Emprego e Renda 05-06-2013 Cursos

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