O curso Como Montar e Administrar uma Padaria, elaborado pelo CPT- Centro de Produções Técnicas, traz um conteúdo de muita qualidade, que auxilia o gestor na abertura de uma padaria. Um dos trechos do material aborda a elaboração de uma pesquisa de mercado. O Portal Emprego e Renda mostra para você um pouco desse conteúdo. Confiram:
Se você vai abrir um estabelecimento comercial, este precisa estar de acordo com as necessidades da clientela que você terá. E, para isso, será preciso conhecer esse mercado, conhecer a opinião da população do seu território de ação, bem como saber o que essa população gostaria de encontrar em uma padaria.
São coisas assim que lhe permitirão avaliar, com segurança, se realmente existe espaço para o seu empreendimento e, principalmente, saber se a sua futura clientela está satisfeita com a concorrência.
A maneira mais eficiente de conhecer a opinião da população é por meio de uma pesquisa de mercado.
Uma eficiente pesquisa de mercado fornece ao futuro empreendedor vários benefícios e, para uma tomada de decisão, como por exemplo: montar ou não montar uma padaria.
Essa análise deve levar em conta:
Uma pesquisa de mercado deve ser conduzida no sentido de obter informações referentes às características demográficas e ao comportamento de consumo dos futuros clientes. Isso exige um bom planejamento onde deverão ser relacionados, claramente, os objetivos da pesquisa (as informações que você pretende obter); o volume de recurso disponível para a pesquisa; as pessoas responsáveis pela coleta de dados; e os prazos para a pesquisa ser realizada. Além disso, é sempre recomendável você fazer uma pesquisa básica, procurando obter informações de seu interesse junto a alguns órgãos, como: ABIP (Associação Brasileira da Indústria da Panificação e Confeitaria); IBGE; Imprensa especializada; e Internet.
As informações obtidas, junto a órgãos como estes, são generalizadas, mas servirão para lhe dar muitas informações referentes ao negócio padaria e a orientá-lo na elaboração do questionário da sua pesquisa.
Na elaboração do questionário, é muito importante ficar atento a alguns pontos como:
Com elação ao perfil dos consumidores, a pesquisa deverá contemplar questões do tipo:
Em relação à concorrência, torna-se necessário obter as informações do tipo:
Mas como fazer a pesquisa de mercado? Como colocar os entrevistados em contato com estes questionários? Existem cinco maneiras de fazer isso, são elas:
Cabe o gestor do negócio identificar as formas mais adequadas de serem realizadas no caso em questão.
Além disso, é muito importante fazer um planejamento, de tal forma que cada entrevistador atue em uma determinada área, evitando, assim, que uma mesma pessoa seja abordada mais de uma vez. É desejável, ainda, obter um número de entrevistas entre 5% e 10% a mais que o mínimo desejado.
O número de entrevistas a serem obtidas deverá ser o maior possível, pois, quanto mais questionários respondidos, maior será a confiabilidade das respostas. Como sugestão, você poderá adotar 500 questionários respondidos como um número mínimo necessário.
Outro ponto importante de ser pesquisado são os fornecedores que você terá à disposição.
Você deverá elaborar uma pesquisa que responda questões do tipo:
Diante dessas perguntas, você deverá, agora, proceder a uma análise criteriosa e procurar descobrir qual é o pensamento dos seus futuros clientes em relação ao negócio que você pretende abrir.
Veja também:
Curso completo de como montar e administrar uma padaria