Curso Como Montar e Administrar uma Padaria - Pesquisa de mercado

O curso “Como Montar e Administrar uma Padaria”, elaborado pelo CPT- Centro de Produções Técnicas, traz um conteúdo de muita qualidade, que auxilia o gestor na abertura de uma padaria. Um dos trechos do material aborda a elaboração de uma pesquisa de mercado. O Portal Emprego e Renda mostra para você um pouco desse conteúdo. Confiram:

Se você vai abrir um estabelecimento comercial, este precisa estar de acordo com as necessidades da clientela que você terá. E, para isso, será preciso conhecer esse mercado, conhecer a opinião da população do seu território de ação, bem como saber o que essa população gostaria de encontrar em uma padaria.

São coisas assim que lhe permitirão avaliar, com segurança, se realmente existe espaço para o seu empreendimento e, principalmente, saber se a sua futura clientela está satisfeita com a concorrência.

A maneira mais eficiente de conhecer a opinião da população é por meio de uma pesquisa de mercado.

Uma eficiente pesquisa de mercado fornece ao futuro empreendedor vários benefícios e, para uma tomada de decisão, como por exemplo: montar ou não montar uma padaria.

Essa análise deve levar em conta:

  • Definição quanto à viabilidade econômica da padaria (montar ou não montar);
  • Tipo de padaria e produtos, que deverão ser oferecidos aos clientes;
  • Redução de riscos, nas decisões de gestão, que serão tomadas antes e após a inauguração da padaria;
  • Previsão e prevenção contra eventuais problemas;
  • Conhecimento da opinião da população (clientes), em relação aos seus concorrentes, bem como o que ela gostaria de encontrar em uma padaria;
  • Entre outras questões de mesma importância.

Uma pesquisa de mercado deve ser conduzida no sentido de obter informações referentes às características demográficas e ao comportamento de consumo dos futuros clientes. Isso exige um bom planejamento onde deverão ser relacionados, claramente, os objetivos da pesquisa (as informações que você pretende obter); o volume de recurso disponível para a pesquisa; as pessoas responsáveis pela coleta de dados; e os prazos para a pesquisa ser realizada. Além disso, é sempre recomendável você fazer uma pesquisa básica, procurando obter informações de seu interesse junto a alguns órgãos, como: ABIP (Associação Brasileira da Indústria da Panificação e Confeitaria); IBGE; Imprensa especializada; e Internet.

As informações obtidas, junto a órgãos como estes, são generalizadas, mas servirão para lhe dar muitas informações referentes ao negócio padaria e a orientá-lo na elaboração do questionário da sua pesquisa.

Na elaboração do questionário, é muito importante ficar atento a alguns pontos como:

  • Elaborar uma pequena introdução para que o entrevistado possa conhecer o objetivo da sua pesquisa e conscientizar-se da importância das suas respostas;
  • Organizar as questões por assuntos. Exemplo: perfil do cliente; hábitos de compra do cliente;produtos de sua preferência; análise da concorrência; sugestões, entre outros;
  • Começar cada assunto com questões mais simples, deixando por último as mais complexas, para minimizar eventuais resistências dos entrevistados;
  • Elaborar questões objetivas e com linguagem simples de forma a facilitar as respostas dos clientes;
  • Procurar dar ao entrevistado entre três e quatro opções de respostas para cada questão;
  • Evitar emitir sua opinião ou a opinião dos entrevistadores;
  • Evitar questionários muito longos para não gastar muito tempo dos entrevistados. Procure pensar quanto tempo você teria para responder o questionário, caso você fosse o entrevistado;
  • Ter muito cuidado para não induzir o entrevistado a uma resposta.

Com elação ao perfil dos consumidores, a pesquisa deverá contemplar questões do tipo:

  • Faixa etária dos consumidores;
  • Sexo;
  • Distância até o local onde você pretende abrir a padaria;
  • Número de pessoas na família;
  • Nível de instrução da família;
  • Renda média da família;
  • Produtos e serviços preferidos da família;
  • Produtos e serviços, que o entrevistado gostaria de encontrar em uma padaria; e
  • Dia e horário preferidos para fazer compras em padaria.

Em relação à concorrência, torna-se necessário obter as informações do tipo:

  • Quais são os concorrentes preferidos dos clientes entrevistados?
  • Qual é o porte desses concorrentes?
  • Quais são os seus três principais concorrentes?
  • Como é o fluxo de clientes nos estabelecimentos dos futuros concorrentes?
  • Quais os produtos oferecidos pela concorrência?
  • Que tipos de promoções seus futuros concorrentes realizam?
  • O horário de funcionamento atende, satisfatoriamente, os clientes?
  • O que os clientes consideram como pontos positivo e negativo na concorrência?
  • Diante disso, pergunte a você mesmo o que você poderá inovar?

Mas como fazer a pesquisa de mercado? Como colocar os entrevistados em contato com estes questionários? Existem cinco maneiras de fazer isso, são elas:

  • Carta ou mala direta
  • Pesquisa por telefone
  • Pesquisa por e-mail
  • Pesquisa face a face
  • Pesquisa por observação

Cabe o gestor do negócio identificar as formas mais adequadas de serem realizadas no caso em questão.

Além disso, é muito importante fazer um planejamento, de tal forma que cada entrevistador atue em uma determinada área, evitando, assim, que uma mesma pessoa seja abordada mais de uma vez. É desejável, ainda, obter um número de entrevistas entre 5% e 10% a mais que o mínimo desejado.

O número de entrevistas a serem obtidas deverá ser o maior possível, pois, quanto mais questionários respondidos, maior será a confiabilidade das respostas. Como sugestão, você poderá adotar 500 questionários respondidos como um número mínimo necessário.

Outro ponto importante de ser pesquisado são os fornecedores que você terá à disposição.

Você deverá elaborar uma pesquisa que responda questões do tipo:

  • Quem são e quantos são seus futuros fornecedores?
  • Quais os produtos e serviços que eles poderão te fornecer?
  • Com qual frequência esses produtos serão entregues?
  • Qual a maior ou a menor facilidade que você terá em contar com esses fornecedores, em caso de eventualidade?
  • Qual a qualidade dos produtos fornecidos?
  • Qual a validade dos produtos?
  • Qual a cota mínima para a compra?
  • Quais os descontos oferecidos?
  • Quais as formas de pagamento indispensáveis para você completar seu estudo sobre o mercado em que você pretende atuar?

Diante dessas perguntas, você deverá, agora, proceder a uma análise criteriosa e procurar descobrir qual é o pensamento dos seus futuros clientes em relação ao negócio que você pretende abrir.

Veja também:

Curso completo de como montar e administrar uma padaria

Tipos de padaria

Investimento inicial

Layout da padaria

Concorrência

Produtos comercializados

Victor Monteiro 10-12-2012 Cursos

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