Curso Como Montar e Administrar uma Padaria - Layout da Padaria

Na abertura de uma padaria você jamais poderá se descuidar do layout interno da sua padaria. O posicionamento dos produtos, a organização dos mesmos, a forma como são expostos e as facilidades de acesso dos clientes, bem como a manutenção de um visual agradável são pontos importantes que precisam ser levados em conta no momento de definir o layout de exposição dos produtos dentro do setor de exposição e de comercialização da sua padaria.

De início, pense em todos os produtos que você colocará em sua padaria. Pense também em criar uma maneira fácil e eficiente desses produtos serem vistos pelos clientes e deles chegarem até esses produtos. Depois, monte o seu layout, de tal forma que os clientes percorram todo o setor de exposição e de comercialização, desde a entrada na padaria até o caixa, na saída da mesma.

Tudo deve ser feito com muito bom senso, e respeitando as características construtivas da edificação. Porém, existem algumas sugestões importantes para serem consideradas. Por exemplo:

  • Instale balcões nas laterais e a ilha de congelados na parte central, deixando um bom espaço para os clientes circularem com tranqüilidade. Essa preocupação deverá ser, ainda maior, no caso de adotar sistemas de auto-atendimento.

  • Se você não for utilizar ilhas de congelados, instale uma mesa ou um balcão mais baixo na parte central. Aproveite esse móvel para expor produtos pré-embalados, ou promocionais. E, nesse mesmo móvel, utilize um espaço para expor produtos mais atrativos e de maior preço.

  • Estabeleça uma ordem para a exposição dos produtos, de forma a facilitar a vida dos clientes e de aumentar as vendas. Geralmente, as pessoas comem salgados primeiro e, depois, doces. Por isso, os primeiros produtos que o cliente deverá encontrar, ao entrar na padaria, são os salgados e, em seguida, os de confeitaria.

  • Organize a exposição dos produtos de forma que o cliente carregue o mínimo de peso possível. Por isso, os produtos mais leves deverão ser expostos primeiro. E os mais pesados, como garrafas de refrigerantes, por exemplo, deverão ser expostos já nas proximidades do caixa.

Uma dica importante para organizar o layout da padaria é a ordem de consumo dos produtos. Por exemplo, normalmente as pessoas comem primeiro os salgados e depois os doces, o que indica que a confeitaria deve vir depois da padaria, e os pães salgados antes dos pães doces.

Da mesma forma, ao preparar um sanduíche, as pessoas cortam o pão, passam a margarina e depois colocam os frios, portanto a ordem de compra teria a tendência de ser: primeiro comprar o pão, depois a margarina, e após os frios.

A ilha de produtos tem-se mostrado uma eficiente estratégia para vender mais. O sistema consiste em colocar no meio da área de vendas uma mesa ou balcão baixo, onde se expõe produtos pré-embalados, de preferência com preços promocionais. Este posicionamento é muito eficiente na compra por impulso.

Caso o espaço seja pequeno, adapte um móvel por menor que seja, mas não deixe de utilizar esta estratégia. Se possível, a mesa deve ter prateleiras laterais para aumentar a área de exposição de produtos.

Outra vantagem da ilha de produtos é o fato de contribuir para evitar atalhos na padaria, favorecendo o percurso em forma de "U", que é o mais recomendado. Evite colocar embalagens de vidro nas partes inferiores para prevenir acidentes. Se for necessário, faça com que essas embalagens fiquem expostas deitadas ou em um ângulo seguro e com suporte.

Os produtos de revenda são uma ótima fonte de faturamento para padarias; no entanto, ao projetar sua distribuição, atente para iniciar com os mais leves como massa de tomate, condimentos, massas, chás etc. Pois, se você fizer o cliente carregar peso logo quando entra (como litrões de refrigerante por exemplo), ele vai se apressar para sair da padaria e comprará menos. Por isso, os produtos mais pesados deverão ficar bem próximos da saída.

A maneira mais fácil de espantar os clientes de sua loja é abarrotar a padaria de produtos e deixar pouco espaço para os clientes. A sensação de aperto e falta de espaço vai influenciar negativamente no retorno do cliente a sua loja. Lembre-se, o cliente é o mais importante para sua loja, portanto, ele deve ter o maior espaço.

Veja também:

Curso completo de como montar e administrar uma padaria

Tipos de padaria

Pesquisa de mercado

Investimento inicial

Concorrência

Produtos comercializados

Victor Monteiro 13-12-2012 Cursos

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Comentários

anabel alves silva

25-03-2017

gostei muito

Resposta do Emprego e Renda

27-03-2017

Olá Anabel, Que bom que você gostou do nosso artigo. Atenciosamente, Ana Carolina dos Santos

Silvana

02-10-2014

Olá Jesus! Agradecemos pela visita e comentário em nosso site. Acreditamos que nossas matérias, da área Padaria, poderão lhe ajudar bastante nesse momento. Use o link abaixo no Google. http://www.cpt.com.br/pesquisa?q=padaria. Atenciosamente,

Jesus Eduardo

02-10-2014

Quero montar uma padaria, e a verdade é que estou confuso. Me ajudem por favor.

Maacutercia Silva

23-05-2014

Gostei muito das suas observações, sou pedagoga e meu marido adquiriu uma padaria pequena como meio de negócio. Gostaria de saber mais de como aumentar a venda, o pão francês é o que mais vende, pelo que eu vejo. Gostaria de mais informações a respeito.