Na abertura de uma padaria você jamais poderá se descuidar do layout interno da sua padaria. O posicionamento dos produtos, a organização dos mesmos, a forma como são expostos e as facilidades de acesso dos clientes, bem como a manutenção de um visual agradável são pontos importantes que precisam ser levados em conta no momento de definir o layout de exposição dos produtos dentro do setor de exposição e de comercialização da sua padaria.
De início, pense em todos os produtos que você colocará em sua padaria. Pense também em criar uma maneira fácil e eficiente desses produtos serem vistos pelos clientes e deles chegarem até esses produtos. Depois, monte o seu layout, de tal forma que os clientes percorram todo o setor de exposição e de comercialização, desde a entrada na padaria até o caixa, na saída da mesma.
Tudo deve ser feito com muito bom senso, e respeitando as características construtivas da edificação. Porém, existem algumas sugestões importantes para serem consideradas. Por exemplo:
Uma dica importante para organizar o layout da padaria é a ordem de consumo dos produtos. Por exemplo, normalmente as pessoas comem primeiro os salgados e depois os doces, o que indica que a confeitaria deve vir depois da padaria, e os pães salgados antes dos pães doces.
Da mesma forma, ao preparar um sanduíche, as pessoas cortam o pão, passam a margarina e depois colocam os frios, portanto a ordem de compra teria a tendência de ser: primeiro comprar o pão, depois a margarina, e após os frios.
A ilha de produtos tem-se mostrado uma eficiente estratégia para vender mais. O sistema consiste em colocar no meio da área de vendas uma mesa ou balcão baixo, onde se expõe produtos pré-embalados, de preferência com preços promocionais. Este posicionamento é muito eficiente na compra por impulso.
Caso o espaço seja pequeno, adapte um móvel por menor que seja, mas não deixe de utilizar esta estratégia. Se possível, a mesa deve ter prateleiras laterais para aumentar a área de exposição de produtos.
Outra vantagem da ilha de produtos é o fato de contribuir para evitar atalhos na padaria, favorecendo o percurso em forma de "U", que é o mais recomendado. Evite colocar embalagens de vidro nas partes inferiores para prevenir acidentes. Se for necessário, faça com que essas embalagens fiquem expostas deitadas ou em um ângulo seguro e com suporte.
Os produtos de revenda são uma ótima fonte de faturamento para padarias; no entanto, ao projetar sua distribuição, atente para iniciar com os mais leves como massa de tomate, condimentos, massas, chás etc. Pois, se você fizer o cliente carregar peso logo quando entra (como litrões de refrigerante por exemplo), ele vai se apressar para sair da padaria e comprará menos. Por isso, os produtos mais pesados deverão ficar bem próximos da saída.
A maneira mais fácil de espantar os clientes de sua loja é abarrotar a padaria de produtos e deixar pouco espaço para os clientes. A sensação de aperto e falta de espaço vai influenciar negativamente no retorno do cliente a sua loja. Lembre-se, o cliente é o mais importante para sua loja, portanto, ele deve ter o maior espaço.
Veja também:
Curso completo de como montar e administrar uma padaria
gostei muito
Olá Anabel, Que bom que você gostou do nosso artigo. Atenciosamente, Ana Carolina dos Santos
Olá Jesus! Agradecemos pela visita e comentário em nosso site. Acreditamos que nossas matérias, da área Padaria, poderão lhe ajudar bastante nesse momento. Use o link abaixo no Google. http://www.cpt.com.br/pesquisa?q=padaria. Atenciosamente,
Quero montar uma padaria, e a verdade é que estou confuso. Me ajudem por favor.
Gostei muito das suas observações, sou pedagoga e meu marido adquiriu uma padaria pequena como meio de negócio. Gostaria de saber mais de como aumentar a venda, o pão francês é o que mais vende, pelo que eu vejo. Gostaria de mais informações a respeito.